www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Vigilância Sanitária detona mercadorias apreendidas no comércio de Manhuaçu

Mais uma vez, como resposta positiva das ações que são desencadeadas em inspeçoes, para zelar pela promoção e proteção à saúde pública, a Vigilância Sanitária realizou a inutilização de produtos apreendidos em supermercados, padarias,açougues, restaurantes, traillers, mercearias e indústrias no município de Manhuaçu. Os produtos estavam sendo comercializados com data vencida.

E para a transparência do que é feito , desde a apreensão até a inutilização foi dada publicidade, com a presença de representantes de órgãsos fiscalizadores e da imprensa. A equipe da Vigilância Sanitária também faz o trabalho com os comerciantes, orientando-os quanto ao risco de alguém comprar esses produtos, que não possuem as informações exigidas no rótulo da embalagem. Alguns comerciantes ignoram as orientações da VISA, que procura fazer o acompanhamento, mas quando o desrespeito persiste, a alternativa é fazer valer o papel de polícia.

Na última sexta-feira, a Vigilância Sanitária inutilizou 3 (três) toneladas de produtos, incluindo carne, refrigerante, conservas, mussarela, linguiça, derivados do leite foram esmagados e em seguida enterrados no aterro sanitário, que fica na Usina de Compostagem de Lixo.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria Lúcia Dutra Rocha explica que, todos os dias as equipes saem nas ruas realizando fiscalização no comércio. Ela conta que, os produtos apreendidos foram encontrados durante trabalho de rotina dos agentes.”Essa situação nos preocupa bastante.Essa é mais uma inutilização de produtos em quantidade gigantesca, pois, são produtos que estavam em locais para serem vendidos ao consumidor”, explica a coordenadora.

Vários estabelecimentos comerciais em Manhuaçu e distritos foram visitados . Os proprietários foram notificados quanto a conduta e, agora poderão sofrer outras penalidades conforme rege o Código do Consumidor. “Nosso objetivo é formamos o maior número de cidadãos conscientes sobre o papel a ser exercido, bem como o trabalho que a Vigilância Sanitária presta no município. A educação de todas as pessoas contribuirá, para que tenhamos resultado satisfatório”,frisa Maria Lúcia Dutra.

A atenção na hora de comprar produtos e derivados

Maria Lúcia Dutra destaca que até pouco tempo, muitas pessoas que consumiam produtos vencidos, tinham intoxicação e trazia muita preocupação.Há pessoas, que ainda não acreditam existir risco à saúde, se ingerirem produtos vencidos. Segundo a coordenadora, os agentes encontram situações complicadas e, de forma muito irregular. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria Lúcia Dutra faz um alerta para que as pessoas despertem, façam denúncias,para não serem vítimas do que acham que será benéfico na alimentação. “Nosso sonho é que, em breve tenhamos a redução de apreensão em pequena proporção aqui em Manhuaçu. É bom que a população possa ajudar na fiscalização e denuncie à VISA”, ressalta Maria Lúcia Dutra.

                                                Eduardo Satil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.