www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

UFLA está entre as 14 instituições federais que obtiveram conceito máximo.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou, novamente, conceito máximo (5) no Índice Geral de Cursos (IGC). Esse desempenho se repete desde os dados do IGC de 2008 e consolida a UFLA entre as universidades públicas mais qualificadas do País. Com o resultado, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) nesta sexta-feira (23/4), referente a números de 2019, a UFLA tem o 11º melhor desempenho do Brasil entre as universidades públicas e o 3º em Minas Gerais.

 

Se observado o conjunto de instituições federais de ensino superior com nota no IGC, a UFLA é uma das 14 que registram o conceito mais elevado. São 13% das instituições públicas federais que têm a nota máxima, e o percentual sobe para 71% delas se considerados os conceitos 4 e 5.

O Inep classificou 2.070 instituições de ensino superior, entre universidades, centros universitários e faculdades  (incluindo públicas e privadas) e, no geral, apenas 2% estão na Faixa 5 de pontuação. A maioria (64%) está no conceito 3.

No indicador Conceito Médio de Graduação (um dos que compõem o cálculo do IGC e representa a média dos conceitos dos cursos de graduação), a Universidade é a 3ª melhor no Brasil e 1ª em Minas. Isso evidencia alta qualidade em quesitos como o desempenho dos estudantes no Enade, as condições de oferta verificadas por medidas relativas ao corpo docente, à infraestrutura e a recursos didático-pedagógicos, bem como a percepção dos estudantes de graduação quanto às condições do processo formativo.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, realça que esse resultado é fruto do esforço de toda a comunidade e deve ser celebrado de forma compartilhada. “Gostaria de parabenizar a todos os membros da comunidade. Ninguém constrói um resultado desses sozinho. É um conceito que parte dos esforços de muitos: professores, técnicos administrativos, estudantes e gestores. Apesar de todas as dificuldades do momento, devemos continuar, em equipe, a construir uma UFLA cada vez melhor ao longo dos anos. Vamos continuar trabalhando muito para isso”, diz.

Para o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, o  resultado reforça a percepção de que a Instituição está cumprindo bem sua missão, refletindo a qualidade do trabalho, a competência e a dedicação de toda a comunidade acadêmica. “É preciso lembrar que, em 14 anos, passamos por dois ciclos consecutivos de expansão, ampliando em 100% nossa oferta de cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação, sem, no entanto, perdermos a qualidade ou abrirmos mão do máximo rigor na governança.”


Sobre o IGC

O IGC é um dos indicadores utilizados no País para avaliar as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seus resultados estão relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Segundo o Inep, para ter o IGC calculado, a instituição deve possuir, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuído no triênio de referência do Enade. De 2017 a 2019, o exame avaliou cur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.