www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Turismo Rural com foco no café especial das Matas de Minas.

Os amantes de cafés especiais são o público-alvo da turma que acaba de concluir o programa de Agente de Turismo Rural oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INARES/Sindicatos em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim. Os novos profissionais são dos municípios de Manhumirim, Durandé e Martins Soares e criaram a rota Café, Cultura e Natureza que contempla pontos turísticos nos três territórios.

O lançamento do projeto aconteceu em novembro e contou com a presença de autoridades e parceiros locais e do gerente do Sistema FAEMG, em Viçosa Marcos Reis. Na cerimônia o gerente parabenizou a turma e enfatizou que “o encerramento do programa não marca o fim e sim o início dos trabalhos em prol do turismo rural, que todos estão aptos a exercer com perfeição”. A palestra “Marcas e Branding” ministrada pelo professor Luiz Sérgio Pessoa, mestre em Administração e especialista em Cafeicultura e Agronegócio.

A instrutora Maria das Graças de Almeida Moreira Bernardo acompanhou a capacitação do grupo e destacou o empenho dos participantes na busca por atrativos. “O ponto forte deles são os cafés especiais e estão se organizando para buscar parceiros locais e iniciar a comercialização dos roteiros”

O cafeicultor Magno Vieira Mendes, de Durandé produz o Magnus Coffee contou que a busca por novos horizontes e oportunidades de geração de renda o levaram a buscar a formação como agente de turismo. Satisfeito com o resultado do curso ele se prepara para receber as pessoas na sua propriedade rural com café e boa a boa prosa mineira. “Já tenho um espaço que chamo de ‘Cantinho do café’ onde recebo os compradores. Quero oferecer aos visitantes um dia no campo para que eles conheçam e acompanhem os processos da produção do café, do cafezal até a xícara”.

Elio Rodrigues de Oliveira é proprietário do espaço Tô de Folga, localizado na zona rural de Manhumirim. Para ele, o que antes seria apenas um espaço de lazer ganhou novo direcionamento depois dos ensinamentos adquirido no curso. “Acredito que Minas Gerais, especialmente a nossa região precisa investir mais no turismo, e quando o Sistema FAEMG e o Sindicato nos ofereceram essa oportunidade de capacitação me interesse imediatamente e foi fantástico. Já estou construindo chalés no meu empreendimento para receber os turistas e todo o grupo está unido para fomentar o turismo na região”.

“A turma superou os desafios de fazer um programa extenso durante a pandemia e esses profissionais já mostraram sua vontade de prosseguir. Agradeço a todos pela confiança. Continuaremos apoiando o grupo em suas ações. Agradeço a parceria da Emater de Manhumirim, do Sicoob Credicaf e das prefeituras de Manhumirim, Martins soares e Durandé nessa empreitada”, salientou Rudson Curcio, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim e mobilizador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.