Cerca de 60 municípios estiveram representados no Seminário do Fundo Municipal de Saúde, que aconteceu no dia 27, em Manhumirim. O evento teve também a participação do prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes; do vice-prefeito, Sebastião Tristão; da diretora da Gerência Regional de Saúde, Dra. Soraia Caetano; do secretário municipal de Saúde, Geraldo César Bastos Destro; de presidentes de Colegiados de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais-Cosems e da equipe do Ministério da Saúde.

O palestrante, Nei Amorim, coordenador do Projeto de Apoio as Fundos de Saúde, explicou as novas orientações do Ministério da Saúde e esclareceu as dúvidas dos participantes. “A intenção desse evento foi organizar e estruturar os Fundos de Saúde dos municípios, dando ênfase à responsabilidade dos gestores da área, principalmente no que diz respeito à prestação de contas relacionada ao Fundo Municipal de cada município”, disse o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo César Basto Destro, que também é o Presidente do Cosems Macro-leste do Sul.

Ao final do Simpósio que durou o dia todo, foi assinado um termo de parceria com o Ministério da Saúde para a capacitação dos municípios. “Essa é uma oportunidade para aqueles que têm dificuldades em se adequar à nova legislação. Entre os benefícios da organização do Fundo, está a autonomia dos gestores da Saúde para administrar os recursos de acordo com a necessidade específica de cada município e assim melhorar o atendimento ao usuário do SUS”, afirmou Geraldo César.

Texto e fotos: Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim

Ofertas

[secvitrine/saude/40901]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Don`t copy text!