www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Prefeito de Ipatinga é cassado.

Fotos: Wôlmer EzequielQuintão é cassado e Robson do Sindicato (PPS) assume a prefeitura de Ipatinga

Por determinação da juíza eleitoral Maria Aparecida de Oliveira Grossi, o atual prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, foi cassado no início da noite desta última sexta-feira, 27 de fevereiro. Assumiu em seu lugar o presidente da Câmara Robson do Sindicato (PPS), que foi diplomado e empossado no cargo de prefeito interino.

A nomeação aconteceu em rápida sessão realizada às 21 horas. Entre os presentes à solenidade, o ex-prefeito Chico Ferramenta e sua esposa, a deputada estadual, Cecília Ferramenta, além de vários apoiadores de ambos, que festejaram o acontecimento com grande alarde.

O processo

A juíza eleitoral Maria Aparecida de Oliveira Grossi acatou a denúncia do Ministério Público Eleitoral, que no início de janeiro, impetrou Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), baseando-se na rejeição, por parte da mesma juíza, das contas de campanha do ex-prefeito Quintão. Fato que abriu caminho para nomear o candidato petista Chico Ferramenta ao cargo de prefeito.

Mas essa decisão da Juíza acabou sendo revertida, ainda durante o mês de dezembro, devido a uma decisão do presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, que mandou diplomar e dar posse ao segundo colocado, no caso, Sebastião Quintão, sob a alegação de que Chico Ferramenta não possuía registro de candidatura, prerrogativa básica para exercer um cargo eletivo no Brasil.

Entretanto, conforme a AIME que acolheu a sentença, o prefeito Quintão também era acusado pelo Ministério Público de ter cometido abuso de poder econômico enquanto tentava a reeleição. O que, aliás, acabou motivando a sua cassação, o que não impede que ele possa vir a recorrer em instâncias superiores

Eleições à vista

Segundo a juíza eleitoral Maria Aparecida de Oliveira Grossi, que não quis se pronunciar à imprensa sobre a sentença, em sua ação, ela convocou o presidente da Câmara, Robson do Sindicato, a comparecer ao Fórum para lhe informar acerca da decisão, fato que o pegou de surpreso ante à decisão da juíza.

Ele foi empossado em seção extraordinária realizada ainda nesta sexta, 27, onde foi ratificado o nome do vice-presidente Nilton Manoel (PMDB) para ser presidente da Câmara Municipal, enquanto Robson ocupa interinamente o cargo de prefeito de Ipatinga, até que sejam convocadas novas eleições no município. O que deve acontecer nos próximos 3 meses. Nesse período de transição, Robson prometeu conduzir o executivo “com transparência”.

Fonte: http://www.lestemais.com.br/conteudo.asp?id_noticia=4242

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.