www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Prefeito de Ipatinga é cassado após ação do MPE

Sebastião QuintãoO prefeito de Ipatinga, no Vale do Aço, Sebastião Quintão, foi cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER/MG) no último dia 8 de julho por abuso de poder econômico e político nas últimas eleições. O político também ficou inelegível por três anos. Quintão e seu vice, Altair Vilar, foram cassados em uma ação eleitoral articulada em conjunto pelos representantes do Ministério Público Eleitoral de Ipatinga – promotores de Justiça Walter Freitas, Bruno Lucena, Lidiane Horsth e Cesar Augusto – havendo, ainda, outras ações em andamento. Os políticos recorreram da decisão em primeira instância, mas a Corte manteve a sentença por 6 votos a 0.

Além disso, os magistrados também decidiram pela realização de novas eleições na cidade. Com isso, o presidente da Câmara, Robson Gomes, deve continuar comandando o Executivo municipal até a eleição do novo prefeito. A data do pleito ainda não foi decidida pelo TRE. Chico Ferramenta, que venceu a disputa em 2008, já havia perdido o mandato por ação também do MPE, dando lugar a Quintão.

No entendimento da Justiça Eleitoral, os eleitores foram coagidos a votar em Quintão para não perderem benefícios de programas sociais da Prefeitura de Ipatinga e do Bolsa Família. Para o juiz relator dos casos, Benjamin Rabello, houve abordagem ilícita dos eleitores por cabos eleitorais de Sebastião Quintão obrigando pessoas a retirarem faixas de apoio a outros candidatos para que não fossem excluídas de programas sociais.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual – Núcleo de Imprensa
Tel. (31) 3330.8166 / 8016     22/7/09        (eleitoral /Ipatinga – decisão – cassação quintao) EC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.