SRE – Carangola presente no VIII Congresso Mundial de Mediação e I Congresso Nacional Brasileiro de Mediação.
UM CAMINHO PARA A CULTURA DA PAZ E DA CONCÓRDIA.
Nos dias 27 a 31 de agosto, Belo Horizonte sedia o maior evento de Mediação do Mundo. Trata-se do VIII Congresso Mundial de Mediação e I Congresso Nacional Brasileiro de Mediação promovido pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos, Universidad de Sonora, do México e o Instituto de Mediación de México.
O evento visa reunir profissionais das diversas áreas do saber que atua na mediação de conflitos para compartilhar experiências, recolher sugestões e fazer com que a Mediação seja reconhecida e legalizada como ferramenta de justiça e inserção social no Brasil e no mundo.
Autoridades estrangeiras também vão participar desse encontro representantes de países como Argentina, Peru, México, Chile, Tunísia, Espanha, Senegal, Moçambique, EUA e Nigéria já confirmaram presença.
Dentre os eixos temáticos a serem tratados, o Congresso traz Mediação Familiar, Mediação Escolar, Mediação Comunitária, Mediação e margens de aplicação, Mediação na Saúde, Religião, Interculturalidade e Justiça Restaurativa.
Um evento como esse sendo realizado no Brasil é um marco tanto na história da Mediação, como na história do país.
Entre objetivos e metas I Congresso Nacional Brasileiro de Mediação de Conflitos pode citar, criar uma rede de países que estão trabalhando para o desenvolvimento de uma cultura de paz; demonstrar que a mediação é uma “nova” cultura de resolução de conflitos; buscar a conscientização das autoridades do executivo, legislativo e judiciário sobre a importância de legalizar a mediação no Brasil.
“Mediação é como água. Se utilizada no momento certo impede que o incêndio se torne devastador. Depois de deflagrado, o incêndio deixa problema de difícil solução e marcas que exigem, ás vezes, uma vida inteira para apagar”
“Quem trabalha com humanidade, pensa primeiro no bem estar geral, pensa em apagar o incêndio provocado pela dor, pela revolta, pelo abandono, pela ignorância… Entendemos que o mediador tem como característica de base, a compaixão, a flexibilidade, o amor…”
“Construir junto com eles uma outra estrada onde eles possam caminhar juntos e aprender a arrumar a mala da própria vida, do próprio coração, acima da dor, vencendo os percalços, com respeito… seria a mediação construtiva.” (Professora e Psicóloga Berenice Neide de Andrade Brandão).
A SRE – Carangola está representada pela Superintendente Tânia Maria Oliveira Aguiar Real e a Supervisora Dione Borcard Cancela.
[vitrine]cameras[/vitrine]