Projeto Caravana da Cidadania com participação da PMMG e do CONSEP de Carangola.
Policia Militar e Comunidade
Você sabe o que é CONSEP?
O CONSEP – Conselho Comunitário de Segurança Pública é uma Entidade de direito privado, com vida própria e independente em relação à Polícia Militar ou a qualquer outro órgão público; é uma modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação, garantido no art. 5º, XVII, da Constituição Federal.
O CONSEP é o espaço de exercício da cidadania consciente, onde cidadãos de uma comunidade, através de reuniões, participam e discutem problemas locais da segurança pública, adotam medidas práticas que resultem na melhoria de qualidade de vida das comunidades, especialmente aquelas que apresentam maior exposição a fatores de risco que interfiram na dignidade humana.
Em Carangola, o CONSEP foi fundado em 29/11/2006, e recentemente, em 20/11/2009 foram empossados os membros da 2ª Diretoria, sendo estes, moradores de diversos bairros da Cidade (Aeroporto, Santo Onofre, Caixa D’Água, Santa Maria, Triângulo e Centro), sendo presidido pelo Sr. Rafael de Oliveira Vieira Campos.
No dia 03 de fevereiro de 2010, a Polícia Militar de Carangola esteve reunida com os membros do CONSEP para tratar de assuntos relativos ao Conselho e também para estudar proposta de um Programa de Polícia Comunitária a ser iniciado envolvendo um dos bairros desta Cidade e, no dia 04 de fevereiro, novamente o CONSEP se reuniu para verificar possibilidades de por em prática tal Programa, inclusive para outros bairros e distritos de Carangola.
No dia 07 de fevereiro de 2010, após as reuniões, a Polícia Militar de Carangola, membros do CONSEP, integrantes dos programas da Polícia Militar PROERD e JCC e o locutor Mário Luiz promoveram o projeto social “CARAVANA DA CIADANIA”. No evento, foram disponibilizadas para a comunidade de Lacerdina a aferição de pressão arterial, a distribuição de folders do PROERD e JCC, cartilhas do CONSEP e folhetos informativos. Para as crianças, a equipe levou animadores de eventos, como a palhaça Paçoquinha, “Trenzinho da Alegria”, pula-pulas e ainda distribuiu pipocas, doces, algodão doce e picolés, além de sorteio e distribuição de brindes. De forma geral, o evento teve boa repercussão entre os moradores, que se aproximavam dos policiais e dos membros do CONSEP para falar sobre a comunidade e assuntos de segurança pública.
[secvitrine/seguran-a/44397]