Prédio de quatro andares desaba em Manhuaçu
Por volta de 11 horas da manhã de quarta feira um prédio de quatro andares desabou sobre uma casa na Rua das Hortências, no Bairro Lajinha, em Manhuaçu.
A construção era nova, e a estrutura começou a ruir e em seguida desabou. Vizinhos ouviram o barulho e gritaram os moradores. Quando todos deixaram o imóvel, o prédio começou a tombar para o lado. As quatro lajes desabaram em cima da casa vizinha. O prédio foi concluído há pouco tempo. Apenas dois apartamentos estavam ocupados. Segundo Rodrigo Silva, policial militar que mora em frente ao prédio, por volta de 11 horas começou a ouvir estalos vindos da estrutura do imóvel.
“Eu fui ao apartamento que estava ocupado e chamei a mulher. Ela saiu rapidamente e aí começamos a chamar os vizinhos das casas do lado. Quando todo mundo terminou de sair, o prédio veio abaixo”, contou o militar. O prédio caiu para o lado. A última laje e o terraço ficaram em cima da casa da direita, mas no total mais três imóveis também foram danificados. O Sargento Wellington, um dos vizinhos, emocionado contou que suas três filhinhas sempre brincavam no local de sua casa, onde caiu parte do edifício, e que realmente foi um milagre de Deus elas
não estarem ali no momento do desabamento.
Apesar do susto, ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado no momento em que começaram os estalos na estrutura. “Quando chegamos ao local o prédio já havia desabado. Foi realmente muito rápido. A primeira preocupação era saber se havia alguém no imóvel, em seguida iniciamos os trabalhos de avaliação dos danos e riscos, especialmente para as casas vizinhas”, afirmou o Subtenente Delson Costa, comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros em Manhuaçu. A Coordenadoria de Defesa Civil de Manhuaçu visitou imóveis no bairro Lajinha recentemente, mas não havia quaisquer queixas sobre o prédio em fase final de acabamento na Rua das Hortências.
No início da tarde, os técnicos foram ao local averiguar o grau de avarias causadas pela queda. ”O nosso trabalho agora é fazer um levantamentopara saber se houve dano estrutural nas construções vizinhas. Quanto às causas desse desabamento, somente após um trabalho detalhado da Perícia Técnica envolvendo engenheiros, construtores, Polícia Civil e Ministério Público é que poderemos saber as reais causas do prédio ter vindo abaixo”, explica Coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu Vininha Nacif.
Reportagem: Teógenes Nazaré