Novos instrutores do SENAR são capacitados em Viçosa
Duas turmas de candidatos a instrutores da Formação Profissional Rural e Promoção Social receberam a capacitação metodológica do SENAR entre os dias 21 de maio a 02 de junho, no campus da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo é alinhar os candidatos ao modelo de atuação do SENAR e avaliar se eles estão aptos a transmitir o conteúdo ao produtor rural de maneira adequada.
Nessas duas semanas, a assessora pedagógica Mirian Barbosa Rocha Silveira e a analista Sônia Rodrigues apresentaram a metodologia do SENAR a 26 participantes. Além da parte teórica, a capacitação inclui a realização de micro-aulas pelos candidatos nas áreas de Apicultura, Avicultura, Bovinocultura, Equideocultura, Mecanização Agrícola, Saúde e Suinocultura.
Mirian Rocha explica que, na prática, a avaliação dos candidatos considera se eles possuem domínio do assunto e se conseguem ensinar o conteúdo com desenvoltura e boa expressão verbal, conforme a metodologia do SENAR, apresentada na parte teórica. “A capacitação garante que todos os instrutores trabalhem de maneira semelhante, prezando pela qualidade do SENAR”, destaca. Ainda de acordo com a assessora pedagógica, o aproveitamento dos candidatos foi excelente.
O candidato Adriano Siqueira ministrou a micro-aula de Doma Racional, que é a doma de cavalos utilizando a linguagem corporal, e descreveu a avaliação como rigorosa. “Para ser instrutor, tem que haver mudança de paradigma. Não basta conhecer o conteúdo, é preciso se adaptar ao SENAR para manter a qualidade do ensino”, enfatiza. O veterinário há 16 anos, Elísio Marcos de Avelar Piozana, deu a micro-aula sobre Inseminação Artificial e disse que aproveitou a experiência para reciclar os conhecimentos e atualizar a metodologia de trabalho.
Informação:Nathalie Guimarães
Assessoria de Comunicação
SENAR MINAS/Regional Viçosa
(31) 3891-3138 / 3892-5309.
Nathalie Guimarães
Assessoria de Comunicação
SENAR MINAS/Regional Viçosa
(31) 3891-3138 / 3892-5309
[vitrine]cameras[/vitrine]