Manhumirim se mobiliza para a prevenção à nova gripe
Secretaria de Saúde de Manhumirim realizou nos últimos dias uma série de palestras sobre a nova gripe para os profissionais da área e também da Educação. O objetivo é a prevenção entre os profissionais da rede municipal que tem contato direto com um grande público. Além disso, através dos professores e serviçais, as informações básicas de prevenção são disseminadas entre os alunos e suas famílias.
Além das palestras, a Prefeitura tem mobilizado as equipes dos Postos de Saúde e da Policlínica para que fiquem atentas aos casos suspeitos e assim sejam capazes de isolá-los rapidamente, impedindo mais contaminações. Com essas medidas espera-se manter a Influenza A1N1 longe do nosso município.
Casos suspeitos
Nas últimas semanas houve duas internações de pessoas com suspeita de ter contraído a nova gripe. Elas receberam o tratamento adequado e foram medicadas. Os exames de uma delas (de Manhumirim) já descartaram a doença. A segunda (de Martins Soares) ainda aguarda os resultados.
De qualquer forma não há motivo para alardes. Apenas deve-se prevenir o contágio o máximo possível.
Abaixo, seguem as medidas básicas de prevenção:
-Lavar as mãos frequentemente com sabão e se possível, aplicar álcool;
-Evitar levar a mão aos olhos, boca e nariz;
-Desinfetar com álcool, frequentemente, maçanetas, canetas e outros objetos usados por mais de uma pessoa;
-Evitar ambientes fechados ou com pouca circulação de ar e, principalmente, com aglomeração de pessoas;
-Guardar a distância de um metro de pessoas que estejam tossindo ou espirrando;
-Espirrar no antebraço, para evitar a contaminação das mãos e do ar;
Os sintomas da nova gripe são: Os sintomas em humanos são semelhantes aos produzidos por gripes comuns: febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga. Porém, incluem também: febre acima dos 38°C, vômito, diarreia e falta de apetite. Estes sintomas geralmente ocorrem de forma repentina. Em caso de suspeita, o que fazer? Procurar atendimento médico o quanto antes. Na rede pública, a Policlínica e os Postos de Saúde estão preparados para atender aos casos suspeitos.
Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim