Manhuaçuense é eleito Delegado Estadual de Cultura de Minas Gerais
Comendador Fabrício Santos venceu em primeiro turno a eleição pela macrorregião da Zona da Mata (142 cidades), garantindo-se como Delegado Estadual de Cultura de Minas Gerais (representando a Sociedade Civil) para a II Conferência Nacional de Cultura no mês de março de 2010 em Brasília/DF. Juntamente com Fabrício Santos, foram eleitos no segundo turno de votações, o Delegado Jefferson representante de Juíz de Fora e a Delegada Elizângela representante de Urucânia ( Rota dos Milagres).
OBJETIVO DA CONFERÊNCIA:
A elaboração de um plano estadual de Cultura, a ampliação do fomento para a construção, recuperação e revitalização dos equipamentos de cultura nos municípios, como museus, teatros e salas de cinemas; e a integração das políticas culturais com as de meio ambiente foram algumas das 68 propostas aprovadas por 276 delegados que participaram da Plenária Final da II Conferência Estadual de Cultura realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As propostas compõem o documento final do evento que será levado para discussão na conferência nacional, prevista para março de 2010, em Brasília. Também foram eleitos 50 delegados que irão participar da conferência nacional.
Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, o encontro reuniu representantes de diferentes segmentos da área em todo o Estado. No final do evento, o documento final foi entregue à presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e será encaminhado ao secretário de Estado da Cultura, Paulo Brant, e também será utilizado como subsídios para ações parlamentares e para a definição de políticas culturais pelo Estado. O evento foi organizado pela ALMG e pela Secretaria de Estado de Cultura.
Reportagem: Teógenes Nazaré
[secvitrine/cultura/46961]