Manhuaçu tem novo Conselho de Patrimonio Cultural.
Na quarta-feira, 10, foi empossado o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu, para o biênio 2013/2014. O conselho tem como função fiscalizar as ações culturais do município e colaborar para preservação dos patrimônios já tombados. Na cidade temos a Casa de Cultura e a Capela Santa Terezinha. Ele também deve sugerir outros patrimônios imateriais e materiais a serem tombados.
Primeiramente, foram eleitos os representantes que compõe o conselho, ficando assim definidos: Fábio Araújo de Sá, representante da Fundação Manhuaçuense de Cultura; Lauro Almeida de Moraes, da FACIG – Faculdade de Ciências Gerenciais; Ana Laura de Oliveira, da FUMAPH – Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana; Marinez Paulo Bragança, do Coamma – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu; Laisa Moreira de Assis, do Departamento Municipal de Cultura e Turismo; Giusélio Teófilo Albuquerque, do Procon – Manhuaçu; Adão Juvenato, da Paróquia São Lourenço. Os suplentes são: Márcia Lima Moreira, representante da Biblioteca Municipal; Sebastião Januário de Moraes, da Fundação Expansão Cultural; Luizaura Januária, do Comad – Conselho Municipal Anti-Drogas; Keller Filgueiras, da ONG PróRio Manhuaçu; Márcia Costa Silva David, do Consep – Conselho de Segurança Pública e Defesa Social; Djalma Santos Neiva, da AEA – Associação dos Engenheiros e Arquitetos; vereador Maurício Oliveira Júnior – da Câmara Municipal. Todos foram empossados pelo Prefeito Nailton Cotrim Heringer, por meio de decreto municipal.
NOVA DIRETORIA
O segundo passo foi a realização da eleição para definir a diretoria do Conselho. Ficando assim eleitos por aclamação: presidente, Lauro Almeida de Moraes; vice-presidente, Fábio Araújo de Sá; e secretária, Ana Laura de Oliveira.
O próximo passo agora é reunir o conselho para destinar os recursos disponíveis para ações culturais. O IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o órgão que rege os conselhos municipais, exige que as reuniões aconteçam a cada dois meses, totalizando, no mínimo, seis reuniões no ano.
Este conselho é de extrema importância para o desenvolvimento cultural da cidade, é por meio dele que o Governo estadual disponibiliza o ICMS Cultural para o município. “Sem sombra de duvidas é uma grande responsabilidade estar a frente desde conselho que zela pela cultura da cidade” – destacou Lauro Moraes, novo presidente.

Informação: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu