Manhuaçu – Prefeitura dará ajuda de custo de alimentação e transporte aos pacientes do TFD.
Esta será a primeira vez que uma administração cumprirá com legislação federal, que prevê custeio aos pacientes de tratamento fora do domicílio
A Saúde de Manhuaçu não para de avançar sob os trabalhos da prefeita e da secretária municipal da pasta, Karina Gama. Mais uma conquista foi anunciada nesta terça-feira (2), que vai beneficiar diretamente os pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). É a primeira vez na história do município que a lei federal é colocada em prática e regulamentada através de decisão do Poder Executivo Municipal.
A prefeita de Manhuaçu sancionou lei que regulamenta ajuda de custo para alimentação e transporte aos pacientes dentro do tratamento fora do domicilio. A partir de agora, todas as pessoas que estiverem fazendo tratamento pelo SUS, nos municípios em que Manhuaçu tem referência, poderá receber essa ajuda de custo para alimentação. Alguns pacientes, inclusive, que fazem tratamento em outros estados, também receberão ajuda de custo para o transporte. A Saúde mantem o transporte e ainda vai dar uma ajuda de custo.
“Esta é mais uma conquista que estamos oferecendo aos pacientes que têm dificuldades em adquirir alimentação no percurso e no destino da viagem. A partir de agora, o município poderá custear essa alimentação e transporte. Estamos muito felizes em poder contribuir com mais isso. Desde o início da nossa gestão, priorizamos e vamos continuar priorizando a Saúde, Educação e Ação Social como transformação da nossa cidade”, comentou a prefeita.
A secretária de Saúde, Karina Gama, frisou ainda que existe uma lei federal que ampara a decisão do município de Manhuaçu e, principalmente, existe a vontade política da prefeita em fazer mais pelas pessoas que realmente precisam. “Os valores estão regidos dentro da tabela do SUS e o município precisa cumprir com essa regra. Os pedidos de custeio da alimentação e transporte deverão ser feitos formalmente no setor de TFD da Secretaria Municipal de Saúde. O próprio paciente deverá encaminhar a solicitação para o recurso seja depositado em conta”, informou Karina.
Ainda de acordo com a secretária este é mais um avanço na saúde de Manhuaçu. “Devemos agradecer a sensibilidade da nossa prefeita em cumprir com a legislação federal, aos vereadores por votarem e aprovarem essa medida e agradecer em nome da população, que será melhor servida com essa ajuda de custo. Sabemos o quanto é cansativo e doloroso para o paciente e até mesmo para a família ter que se deslocar para o tratamento. Com essa medida, poderemos minimizar o impacto financeiro dos usurários”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu