Inventário Rural Cultural, Turístico e Gastronômico de Carangola
A Prefeitura de Carangola, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico e Cultural convida aos proprietários rurais para participar do Inventário Rural Cultural, Turístico e Gastronômico do Município de Carangola, que visa à identificação, cadastramento, divulgação e valorização dos produtos do pequeno produtor rural, do artesanato local, patrimônios culturais e prestadores de serviços turísticos que estejam situados nas áreas rurais do município de Carangola.
O Inventário será feito através de visitas às propriedades rurais, previamente agendadas com os proprietários, na qual serão realizadas entrevistas e registros em fotografias e vídeos. Esse mapeamento se destina a fomentar dados sobre o município de Carangola junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), junto ao Ministério do Turismo, na plataforma do Inventário Turístico da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais (SECULT) e para a divulgação das belezas de nossas comunidades, com destaque para o produtor rural, a cultura, a arte e a gastronomia local, na página da SECULT https://www.minasgerais.com.br e redes sociais da Prefeitura de Carangola.
Na segunda etapa do projeto, as informações coletadas se destinarão à produção de material gráfico e vídeos com informação sobre roteiros, os produtos disponíveis para comercialização, que deverão ser divulgados em eventos e exposições, objetivando o incremento da venda dos produtos locais, a geração de renda, o desenvolvimento turístico e a valorização cultural, nosso maior patrimônio.
Estará à frente das entrevistas e registros, o profissional de Marketing e fotógrafo via Mobile Alex Duvier (@alexduvier), com o qual os proprietários rurais poderão entrar em contato diretamente para agendamento de uma visita, através do telefone (32)99996-3599.
O Inventário Rural, Cultural, Turístico e Gastronômico de Carangola é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio, em parceria com a Secretaria de Obras, e faz parte do planejamento que vislumbra o mapeamento da Zona Rural do município e a sinalização indicativa e turística de todas as comunidades rurais, pois essa é uma prioridade do Governo Silas Vieira, tendo seu início justamente no momento em que o governo do Estado Minas Gerais dedica o ano de 2022 às comemorações de nossa “Mineiridade”.
Este trabalho obedecerá a um cronograma que será discutido com as comunidades, motivo pelo qual se faz fundamental a participação dos seus representantes comunitários. Informações pelo telefone (32) 3741-5320 da Secretaria de Cultura.