Governo de Manhuaçu mobiliza entidades e a população no dia D contra o Aedes; - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Governo de Manhuaçu mobiliza entidades e a população no dia D contra o Aedes;

O dia “D” de combate ao Aedes em Manhuaçu neste sábado, 12, começou com uma intensa movimentação a partir de sete horas da manhã no Trevo do Cafeicultor. Liderados pelo Prefeito Nailton Heringer, os agentes de combate ao mosquito, fiscais, agentes comunitários de saúde, servidores de outras secretarias, de escolas, estudantes e secretários participaram da carreata. A mobilização, que contou com a parceria de entidades, motociclistas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, teve como objetivo chamar a atenção da população nas ruas da cidade em relação a necessidade de cuidados em casa para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do vírus zika.

Na Praça Cordovil Pinto Coelho, onde terminou a carreta, barracas montadas por entidades parceiras na realização do dia D iniciaram atendimento à população com orientações sobre o mosquito, formas de combate e em relação as doenças transmitidas pelo Aedes. Stands montados pela Facig e Faculdade do Futuro esclarecem a população sobre a doença e realizaram aferição de pressão arterial dos interessados. Outro stand, da Maçonaria, além de orientações sobre a dengue também recolheu assinaturas para um projeto de combate a corrupção. A empresa Energiza, concessionária de energia, participou da ação com o projeto “Conta Cidadã”, trocando material reciclável por descontos na conta de energia.

Alunos da Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho estiveram presentes durante todo o período da manhã na Praça Cordovil Pinto Coelho, participando de várias ações, pintura de rosto e braços, brincadeiras e visitando os stands das entidades parceiras.

 

ENVOLVIMENTO

Organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, o dia D foi promovido em parceria com outras secretarias do município, o SAMAL e 17 entidades, sendo grupos de serviço, sindicatos e outras entidades, escolas e empresas. A ação teve como objetivo conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, em relação a dengue, a situação é considerada de epidemia no município. São, em média, 210 novos casos por semana. No total, somente este ano, já são quase mil casos notificados da doença.

No período da tarde 08 equipes formadas cada uma por uma máquina, 2 caminhões caçamba e 3 trabalhadores, percorreram os bairros da cidade para recolher lixo e materiais inservíveis que foram colocados do lado de fora pela população. As equipes passaram por vários bairros recolhendo os entulhos.

O prefeito Nailton Heringer, durante sua fala na Praça Cinco de Novembro, destacou que a união de todos é a força para acabar com o mosquito. Ele lembrou a união dos moradores do bairro Matinha, que sofria com a infestação do mosquito e com casos de dengue. “Após o mutirão, realizado há cerca de um ano, não foram registrados mais casos de dengue no bairro”, completou o prefeito.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.