FAEMG valia previsão da CONAB para safra do café.
O diretor da FAEMG e presidente das Comissões de Café da entidade e da CNA, Breno Mesquita, classificou como “otimista” a previsão de safra anunciada nesta terça-feira (16) pela Conab.
Em declaração a jornalistas durante a Semana Internacional do Café – que está sendo realizada pela entidade em BH – ele disse que o setor recebeu com estranhamento a divulgação de uma produção de 45,1 milhões de sacas, o que representaria redução de cerca de 16% na comparação com 2013: “Todos os dados e informações que temos recebido das cooperativas, sindicatos e associações das regiões produtoras de Minas e de parte de São Paulo apontam para quebra em torno de 30%. Algumas regiões com perda ainda maior, e em outras, menor”, afirmou.
Para ele, o forte impacto da seca no cinturão cafeeiro desde dezembro, e as geadas ocorridas ano passado no Paraná, seriam fatores determinantes para uma redução ainda maior na safra 2014.
Segundo Breno Mesquita, o terceiro levantamento, divulgado nesta terça, ainda é uma parcial do estudo, realizada em um momento transitório entre o fim da colheita e a chegada da produção ao mercado: “A visão do setor é que a divulgação oficial dos números da safra 2014, prevista para janeiro, deve trazer correção dos números, refletindo o real impacto de todos esses fatores, sobretudo sobre a produção de arábica”, disse.
Assessoria de Comunicação
Tel.: 55 31 3074.3015 • 3074.3017 • 3074.3105 • Fax: 55 31 3074.3031 imprensa@faemg.org.br • www.sistemafaemg.org.br Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais