Entrevista do comandante da 76ª Cia PM.
Felizmente as estratégias adotadas pelo Comando do 47º BPM na cidade de Muriaé e que foram realizadas pela 76ª Cia PM no ano de 2013 alcançaram resultados satisfatórios culminando com a redução da criminalidade violenta.
Adotando vários portifólio da PMMG, tais como PPH (Patrulha de Prevenção de Homicídios, PPA (Patrulha de Prevenção Ativa), PPVD (Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica) para fazer frente aos crimes passionais e ainda a realização da Operação Gideão, que conta com o incremento do policiamento na cidade realizado pelos policiais do setor administrativo do 47º BPM, se conseguiu uma redução de cerca 29% no números de homicídios consumados, registrados, saindo de 17 registros em 2012 para um total de 12 em 2013 e cerca de 6% dos crimes violentos contra o patrimônio (roubos, etc).
Muriaé conta com uma tropa altamente treinada e comprometida no desempenho de suas funções para combater as ações de criminalidade em nossa cidade e sem ela não teríamos alcançado tais resultados positivos.
Estes resultados devem ser atribuídos também a presença efetiva/preventiva da PMMG nas Zonas Quentes de Criminalidade (ZQCs) da cidade, ao acompanhamento sistemático dos dados estatísticos dos fatos registrados, oportunidade em que é feito um diagnóstico qualitativo/quantitativo e feito o lançamento de operações policiais de forma cirúrgica e eficiente, ao geoprocessamento, ao trabalho conjunto com a Polícia Civil e Poder Judiciário, ao monitoramento específico de possíveis autores e vítimas, visando a prevenção da ocorrência de homicídios.
Não poderíamos deixar de contabilizar o apoio da comunidade ordeira que de maneira participativa, tem abastecido a PM com denúncias e informações que vem resultando na apreensões de armas de fogo, drogas, prisão de foragidos, etc, prova disto que no ano de 2013 conseguimos apreender mais de 250 armas de fogo na região de Muriaé.
A população de Muriaé pode comemorar os resultados obtidos na área de Segurança Pública, pois dentre das cidades do Estado de Minas Gerais ficou entre as poucas que conseguiram reduzir a criminalidade, contrastando com a realidade do restante do Pais, em que os níveis vem crescendo assustadoramente.
Continuaremos trabalhando com outras inovações na prestação de nosso serviço visando manter no mínimo esta tendência de redução, na busca de tornar a cidade de Muriaé cada vez mais segura para nossa população.