Emater realiza 3º Encontro de Produtores em Divino.
Na segunda-feira (19 de outubro) aconteceu no município de Divino o 3° Encontro de Produtores Rurais.
Participaram aproximadamente 65 agricultores familiares, que têm como principal renda o café e o leite. O encontro promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) teve o apoio da Prefeitura Municipal , Sindicatos dos Produtores e Trabalhadores rurais e do banco do Brasil.
Através do encontro os produtores foram esclarecidos sobre reserva legal e área de preservação permanente (APP) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O coordenador regional de culturas da Emater em Muriaé Ricardo Tadeu, explicou como o produtor deve proceder para manter a propriedade legalizada. As áreas de preservação permanente são aquelas próximas as nascentes, lagos,os topos dos morros. Nesses locais onde há atividades agrícolas devem ser preservadas e transformadas em vegetação nativa. A Reserva Legal (RL) é aquela localizada no interior da propriedade .
O prazo de averbação da Reserva Legal (RL) vai até o dia 11 de dezembro. O agricultor que não regularizar a propriedade estará sujeito a multa. O assunto gerou várias discussões, já que pelo menos 20% da propriedade devem ser protegidas. Para o cafeicultor Hilton Gomes o encontrou ajudou a esclarecer as dúvidas em relação à regularização ambiental, que segundo ele implicará muitas mudanças no meio rural. “ Teremos que adaptar essas transformações em nossas propriedades, e começar a plantar fora dessas áreas protegidas”, ressaltou.
Sobre a linha de crédito Pronaf, a gerente do banco do Brasil no município, Nayra Lacerda falou sobre os grupos beneficiados pelo crédito e como funciona o programa.
O prefeito municipal, José da Costa Silva, ressaltou a importância desses eventos promovidos pela Emater-MG . “ O encontro além de permitir que os agricultores de diferentes comunidades se reúnam, também ajuda a aumentar os conhecimentos que poderão ser aplicados no campo”, diz.
*Jancilaine Morgado
Estagiária de comunicação Regional Muriaé
[secvitrine/ferramenta/20905]