Começa hoje em Minas a vacinação contra H1N1
Começa no dia 5 de maio e se estende até o dia 25 a campanha de vacinação contra a Influenza. Trata-se de uma vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e Influenza A H1N1. A expectativa é imunizar idosos, gestantes, crianças, com idade entre seis meses e dois anos, trabalhadores da área de saúde e indígenas, que vivem em aldeias. Este ano, ainda irá receber a vacina a população carcerária. A meta é imunizar 80% do público alvo, durante as três semanas da campanha.
Com o slogan Proteger é Cuidar, a campanha envolverá, em todo o Estado, cerca de 13 mil profissionais de saúde. Haverá ainda 5.500 postos fixos e volantes, além de 1.525 veículos.
A vacina contra a Influenza é composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A composição e concentração das substâncias que compõem a vacina são atualizadas a cada ano, levando em consideração os dados epidemiológicos e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A vacina é contraindicada somente para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha e a seus derivados, bem como para aquelas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. Além disso, pessoas que estiverem com doenças agudas febris moderadas ou graves devem adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas.
[vitrine]cameras[/vitrine]