Cerca de 300 toneladas de resíduos eletrônicos foram coletadas no Estado do ES.
Pelo menos 300 toneladas de resíduos eletroeletrônicos foram coletados no estado pela ES Ambiental, única empresa Capixaba a operar no setor e em atividade há cinco anos.
Na avaliação do diretor da unidade, Elber Tesch, “o volume do material poderia ser muito maior- cerca de duas mil toneladas – se houvesse maior participação dos consumidores na destinação correta de celulares e computadores em desuso e se os governos dessem maior atenção à importância da destinação desses resíduos”.
Conforme o empresário, a ES Ambiental possui unidades de coletas em Linhares, Serra, Vitória, Aracruz e Colatina.
“Esse material, extremamente danoso ao meio ambiente, não é tão rentável e o custo de sua coleta no local de origem pode inviabilizar seu recolhimento. Mas poderia os municípios trazê-los até nossa sede, em Linhares, o que seria mais econômico e onde o meio ambiente e a saúde das pessoas ganhariam”.
Além de celulares e computadores, a ES Ambiental opera no recolhimento gratuito de tabletes, aparelhos de DVDs e de TVs.
O empresário acentua que sua empresa está tão acentuada com as questões do meio ambiente que um de seus projetos ambientais, o Re-Re-REE: Reutilizar e Reciclar Resíduos Eletroeletrônicos conquistou o premio Atitude Sustentável, realizado pela TV Gazeta.