Capoeira do CRAS participa do 2º torneio juvenil de Capoeira
Foi realizado na Escola Estadual Melo Viana, dia 05 de junho último, o 2º Torneio Infanto Juvenil de Capoeira, com participação de grupos de capoeira das cidades de Carangola, Divino, Faria Lemos, Itaperuna, Muriaé e Porciúncula. O encontro foi promovido por Mestre Rincon, professor de Capoeira de Carangola que, entre outras turmas, é o responsável pelas aulas de Capoeira do CRAS I “Costurando Sonhos”; e Mestre José Renato, de Itaperuna-RJ.
O encontro que reuniu centenas de crianças e adolescentes é um estímulo para os jovens que tem encontrado nesse esporte um excelente caminho para seu desenvolvimento social, psicológico e físico.
Vale lembrar que a Capoeira trabalha a resistência física, a agilidade, flexibilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e ritmo. E o lado emocional também ganha muito com a capoeira, principalmente porque ela ajuda a liberar a agressividade, ainda que o esporte não estimule a violência. É também um meio excepcional de desenvolver a criatividade, o autocontrole, além de estimular a atenção, a persistência, a coragem e a astúcia das crianças e adolescentes.
O CRAS I “Costurando Sonhos” conta hoje com 40 crianças no Projeto Adolescente Feliz, no qual eles têm aulas de capoeira, com Prof. Rincon, e Rodas de Leitura e Desenho com a Coordenadora do CRAS Rita Rios, com acompanhamento da Psicóloga Débora Faria.