www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Caminhão da Saúde’ está na região.

Este mês, mais de 300 pessoas já foram beneficiadas com as ações do Programa Saúde Itinerante, do Sistema FAEMG, nos municípios de Muriaé e Tombos.

Em Muriaé foram realizados cerca de 200 atendimentos nos dias 7 e 8. Berenice Nascimento de 55 anos, moradora da Vila Conceição e sua mãe Maria Nascimento, de 84 anos, fizeram mamografia e o exame Papanicolau. Berenice agradeceu a oportunidade de fazer os procedimentos gratuitamente e avaliou a organização e o tratamento oferecido pelos profissionais como ‘maravilhosa’.

“Eu estava há dois anos sem fazer mamografia e fiquei muito feliz por ter conseguido esse atendimento. Esse caminhão está levando saúde para muitas mulheres que, como eu, precisam, mas nem sempre conseguem fazer os exames”, comentou.

Além dos exames preventivos para mulheres, o programa também levou aos homens exame de PSA para a detecção de câncer de próstata e consulta com urologista. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé, Altomirando Viegas de Carvalho Neto acompanhou a ação realizada com o apoio da prefeitura local e destacou o empenho de todos para que o evento acontecesse.

“Foi um sucesso! Tivemos um excelente resultado. Atendemos a muitos produtores e trabalhadores rurais e o mais importante é que todos ficaram satisfeitos e elogiaram a ação. Estamos em um nomo momento do Sistema FAEMG e do Sindicato em que queremos estar cada vez mais próximos das pessoas”, pontuou.

Em Tombos, os atendimentos aconteceram no distrito de Água Santa de Minas. 48 homens e 80 mulheres foram atendidos nos dias 11 e 12 de abril.

Clarice de Oliveira Pinheiro, moradora da comunidade, fez os exames e destacou que além da saúde, a programa também proporcionou conhecimento. “Trazer o caminhão para perto de nós foi uma ideia excelente porque garante o acesso. Espero que outras comunidades também tenham essa oportunidade”.

Juraci Ananias também participou da ação e relatou que o programa contemplou muitas pessoas não teriam condições de pagar pelos exames. “Nos ajudou muito”.

A enfermeira que atua na localidade e acompanhou as ações do programa, Maria Aparecida de Paula Barros enfatizou que a preocupação do Sistema FAEMG com a saúde dos homens e mulheres do campo é importante e admirável. Ela ainda agradeceu ao Sindicatos dos Produtores Rurais de Tombos pela inciativa.

“Sabemos que grande parte da nossa população rural tem dificuldade de acesso a exames preventivos, por isso, esse programa é essencial. Ficamos agradecidos pela vinda do programa e esperamos que essa ação continue nos auxiliando”.

O mobilizador do Sindicato de Tombos, Sebastião Oliveira Cortat contou que acompanhou a passagem do caminhão da saúde por Carangola no ano passado e desde então articulou-se junto à prefeitura de Tombos para levar o programa do Sistema FAEMG ao município. “A ideia do Saúde Itinerante é fantástica e interessa ao município por atender a uma demanda existente, de forma direta sem os custos dos serviços de saúde e do deslocamento da população. Conseguimos cumprir nosso objetivo e foi muito bom”.

A rota do caminhão da saúde segue pela regional Viçosa em abril. Dias 18 e 19 os atendimentos serão em Divino e nos dias 21 e 22 será a vez da população de São Sebastião do Sacramento, em Manhuaçu ser contemplada com o programa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.