ATeG Café+Forte transforma lavoura em Tombos. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

ATeG Café+Forte transforma lavoura em Tombos.

Há quatro anos o produtor Cristiano Natalino de Barros trocou a atividade leiteira pela cafeicultura no Sítio Vista Alegre, em Tombos. Nos últimos dois anos a sua lavoura passou por transformações significativas com o auxílio do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

“No princípio a gente só plantava e deixava por conta da natureza. Com a chegada do técnico comecei a fazer análise de solo, adubar na hora certa e a lavoura começou a se desenvolver”, conta o produtor.

Com 12 mil pés de café e seguindo à risca as orientações, em 2019, Cristiano colheu 120 sacas. No ano passado a lavoura foi prejudicada por uma chuva de granizo, mas com o trabalho do produtor e do técnico de campo, Welison Oliveira a recuperação foi realizada com sucesso e a expectativa para a próxima safra é voltar à produção de 120 sacas na propriedade.

Welison destaca que a atenção e eficiência do produtor explicam os resultados alcançados. Ele ainda ressalta que Cristiano recebe bem as novas técnicas de manejo como o esqueletamento. O talhão em que a poda foi realizada não produzia de maneira satisfatória e atualmente está vigoroso e com potencial produtivo renovado.

Qualidade

Em 2020, Cristiano iniciou a produção de alguns lotes de café especial. Para isso, construiu um pequeno terreiro suspenso e participou de cursos oferecidos pelo SENAR MINAS em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Tombos.

O produtor enviou amostras para o Cupping do Programa ATeG do ano passado e, este ano, participa pela segunda vez do concurso que premia os melhores cafés produzidos por cafeicultores mineiros atendidos pelo programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.