2ª Conferência Intermunicipal de Cultura reúne artistas e pensadores em Manhumirim
A Secretaria Municipal de Cultura realizou no dia 24 de outubro, a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura, dos municípios de Manhumirim, Alto Jequitibá, Reduto, Martins Soares e Durandé. O evento teve a presença de 130 pessoas ligadas à cultura como artistas plásticos, professores, estudantes, músicos, promotores de eventos e governo.
A Conferência debateu temas focados na valorização da cultura regional e serviu para definir metas a serem apresentadas ao governo do Estado e discutidas posteriormente na conferência estadual que acontecerá em Belo Horizonte, no dia 15 de dezembro, onde o município será representado por cinco delegados eleitos.
O comendador e artista plástico Fabrício Santos ministrou as palestras e norteou os debates. Ele defendeu a ideia de que não se pode tornar a cultura um negócio e de que artistas devem se organizar e se mobilizar para garantir o seu espaço na sociedade.
De acordo com o secretário de Cultura de Manhumirim, Paulo Roberto Corrêa, as metas estabelecidas na primeira Conferência, em 2005, foram praticamente todas cumpridas pelo município. Entre as metas desse ano está a sugestão de que professores trabalhem mais a cultura nas salas de aula e que haja uma maior valorização do patrimônio histórico e de grupos populares.
Os secretários municipais de Cultura dos cinco municípios se reunirão nas próximas semanas para traçar um plano estratégico regional de ações para o cumprimento das metas estabelecidas na conferência intermunicipal.
Leila Furtado / Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim
[secvitrine/pendrive/41577]