Ícone do site Portal Carangola

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO.

Diferente do que muitos pensam ao apresentar o Projeto de absorção/municipalização das Escolas Estaduais Professor Augusto Amarante e do Bairro Santo Onofre, a Prefeitura de Carangola não pretende e nem vai fechar nenhuma das duas Escolas. Ao contrário disso, caso não haja essa absorção, aí sim essas escolas correm o risco de serem fechadas. Nosso projeto é de valorização dessas escolas, dando um novo olhar para elas, possibilitando a oferta de mais vagas.

Em relação aos profissionais, aqueles efetivos não terão nenhuma perda dos seus direitos adquiridos através de concurso público. Eles serão transferidos para outras escolas estaduais dentro do Município. Já os contratados, eles não tem garantido a sua estabilidade no cargo, independente ou não da municipalização. Contudo, eles continuarão em seus lugares até o findar do ano letivo como é de praxe na situação de contrato. Com a absorção/municipalização teremos a construção e ampliação de escolas o que implicará num aumento de vagas oportunizando mais empregos na rede municipal. Estamos também trabalhando na construção do plano de carreiras e salários dos profissionais da educação.

Com a absorção/municipalização, Carangola receberá um aporte financeiro que será investido na construção de uma Escola no Distrito de Alvorada, a construção do segundo piso e de uma quadra coberta na Escola Municipal Professora Wanda Maria Motta Macedo (Lacerdina) e a ampliação do Centro Municipal de Educação Lelena de Oliveira (Jardim de Infância).

Essa é a verdade dos fatos. O Projeto de absorção dessas duas escolas é do executivo municipal. Aos vereadores, cabe agora referendar ou não o projeto, que poderá se tornar Lei e permitir a celebração do convênio entre o Município e o Estado.

Sair da versão mobile