www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Nailton Heringer garante SINE em Manhuaçu.

Unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) deve ser inaugurado em breve

Manhuaçu terá em breve uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Quem garante é o prefeito Nailton Heringer. Na última sexta-feira (27), ele esteve na cidade administrativa, em Belo Horizonte, e assinou convênio junto ao Governo do Estado. Nailton foi acompanhado pelo secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Macilon Breder; e pela coordenadora do Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), Ana Paula Barros.

Outros 35 municípios mineiros assinaram o convênio. Para Nailton, a assinatura do convênio será muito importante para o município. “Vamos incentivar ainda mais os nossos trabalhadores, tanto na procura pelo primeiro emprego, quanto na recolocação deles no mercado de trabalho”, comemorou.

O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, destacou a importância do trabalho social em consonância com as ações do Trabalho. “Entendemos que a assistência social é absolutamente importante. Mas não a vemos como instrumento de perpetuação da dependência do cidadão de um Estado paternalista. Entendemos que a assistência social não pode e não deve ser um fim em si mesmo. É o primeiro grande passo em direção à cidadania. Outros devem ser dados na mesma direção. Há que existir uma porta de saída e essa porta é o trabalho. E é nessa linha que direcionamos todas as ações na nossa secretaria”, ressaltou.

SINE

O SINE foi instituído pelo Decreto n.º 76.403, de 08.10.75 e tem como Coordenador e Supervisor o Ministério do Trabalho, por intermédio da Secretaria de Políticas de Emprego e Salário. Sua criação fundamenta-se na Convenção n.º 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da organização do Serviço Público de Emprego, ratificada pelo Brasil.

A principal finalidade do SINE, na época de sua criação, era promover a intermediação de mão-de-obra, implantando serviços e agências de colocação em todo o País (postos de atendimento). Além disso, previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificar o trabalhador por meio da Carteira de Trabalho e Previdência Social e fornecer subsídios ao sistema educacional e de formação de mão-de-obra para a elaboração de suas programações.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.