www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhumirim – Secretaria de Saúde Realiza Mutirão de Preventivos.

A Secretaria de Saúde de Manhumirim cujo Secretário é Geraldo Cesar Bastos Destro, realizou no último sábado, dia 26 de março, O “Mutirão de Preventivos”.  A iniciativa visa à prevenção do câncer de colo do útero e de algumas doenças sexualmente transmissíveis.
O mutirão consiste na coleta de material e foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínica Municipal.   No mutirão, o foco é atender mulheres que tenham de 25 a 59 anos, faixa etária definida pelo Ministério da Saúde, já que é a fase da vida da mulher em que ocorre maior incidência da doença.

Índices – O câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças à saúde feminina. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o mal é responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, no ano de 2007, essa doença matou 4.691 mulheres.  A doença tem 100% de cura quando diagnosticada precocemente, porém, ainda é o 2º tumor mais incidente entre o público feminino, atrás apenas do câncer de mama. O papiloma vírus humano (HPV), vírus causador do câncer de colo do útero, é transmitido por contato sexual e só pode ser prevenido com uso de preservativo.  Para as mulheres, o perigo do HPV é o câncer, que tem desenvolvimento lento e se caracteriza pela modificação de células de colo do útero por causa da infecção do vírus. Elas contraem principalmente pelo contato sexual e estão mais suscetíveis devido à grande incidência do vírus nos parceiros.
Em Manhumirim Profissionais enfermeiros e auxiliares de enfermagem foram mobilizados no dia 26, com o propósito de atender o maior número de mulheres possível. A campanha foi amplamente divulgada nas emissoras de rádio da cidade e som volante, obtendo resultado muito positivo. Segundo a diretora da policlínica, Vanda Lúcia Cutis Vaz, cerca de 200 mulheres compareceram para realizar o exame.

Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim

Ofertas

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.