www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhumirim-Merenda escolar será comprada diretamente do produtor do município

Obedecendo ao que determina a Lei nº 11.947/2009, a Prefeitura de Manhumirim passará a comprar alimentos diretamente do produtor rural para o cardápio das escolas municipais, a partir de janeiro/2010. Na segunda-feira, dia 16/11, a Nutricionista da secretaria municipal de Educação, Elenara Barbosa Machado, se reuniu com cerca de 60 produtores rurais do município para esclarecer como será feita a compra. A reunião teve também a participação do vice-prefeito, Sebastião Tristão; do secretário municipal de Agricultura, Edmilson de Oliveira; da secretária municipal de Educação, Marilene Leite; do de representantes da Emater; de funcionários e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Fernando Malosto.

Na próxima quarta-feira, dia 25, os interessados em fornecer alimentos para a Prefeitura irão se reunir novamente para iniciar o processo burocrático. A intenção é que ao iniciarem as aulas, em fevereiro, as compras já estejam sendo feitas. “Atualmente temos cerca de 3 mil alunos na rede municipal e podemos comprar 30% da merenda escolar diretamente dos produtores, o que irá beneficiar diretamente a Agricultura familiar no nosso município”, destacou a secretária municipal de Educação, Marilene Leite.

Qualidade na alimentação

Há alguns anos a merenda escolar era composta basicamente por soja (leite de soja, carne de soja) e macarrão branco. Hoje em dia a merenda das escolas municipais é preparada seguindo a orientação da Nutricionista, de acordo com cada faixa etária. Além disso, o cardápio é alterado de uma semana para a outra, contribuindo para uma alimentação bastante rica, contendo arroz, feijão, salsicha, macarronada, feijoadinha, farofa, risoto de frango, batata cozida com cheiro verde, saladas, carne, feijão tropeiro, estrogonofe, sobremesa, frutas, pão, achocolatado em pó, suco e leite. A partir do ano que vem serão incluídos outros alimentos a serem fornecidos pelos agricultores.

Atualmente a Prefeitura complementa com recursos próprios o valor per capita repassado pelo Governo Federal, possibilitando a compra dos alimentos necessários para manter a qualidade da merenda das escolas municipais.

Leila Furtado / Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim

Ofertas

[secvitrine/brinquedos/5569]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.