A 75ª Cia Esp PM de Carangola/MG, está realizando através do Programa da PMMG denominado “JCC” Jovens Construindo a Cidadania, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Carangola, juntamente com a Secretaria de Cultura e Secretaria de Assistência Social, uma Campanha de Prevenção e Combate ao Bullying, junto as Escolas Estaduais, Municipais e Particulares. A meta é abranger todas as escolas do município, e, além disso, algumas escolas de municípios vizinhos, como Fervedouro, São Francisco do Glória e Faria Lemos, que também serão visitados e participarão desta Campanha.

Em várias Escolas já foram ministradas Palestras sobre o tema, com exibição de vídeos e apresentação de Teatros.

Conforme dados fornecidos pela Superintendência Regional de Educação de Carangola, cerca de 30 ( trinta ) escolas participarão deste trabalho, totalizando um público de  aproximadamente 8000 ( oito mil ) pessoas, incluindo alunos, professores e funcionários.

O JCC está mobilizando para esta Ação, Jovens da Escola Estadual Emília Esteves Marques “Polivalente, da Escola Estadual João Belo de Oliveira e da Escola Estadual Pedro de Oliveira ( Ponte Alta ), totalizando 180 ( Cento e oitenta ) integrantes.

O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. Alguns exemplos de bullying são: isolamento intencional, maltratar, intimidar, humilhar, amedrontar, colocar apelidos inconvenientes, empurrar, bater, furtar objetos, roubar, assediar, ameaçar, perseguir, excluir, amplificação dos defeitos estéticos, gozações que magoam e constrange, extorsão de bens pessoais, racismo, homofobia, dentre outros.

As vítimas desta violência silenciosa, presentes em todas as escolas, sem distinção, sofrem caladas e de forma contínua, tornando sua vida escolar um martírio.

Da união entre a PMMG, Escola, Poder Público, Comunidade, e principalmente os próprios alunos, conseguiremos renovar a esperança em tornar o mundo mais justo e solidário.

Ofertas

2 thoughts on “JCC de Carangola realiza campanha de prevenção e combate ao Bullyng.

  1. eu tenho uma sobrinha que estuda no colegio estadual jonas de faria castro. no bairro coroado e por ser gordinha eles estão sempre zonbando dela . se for possivel eu penso que poderiam fazer , palestras sobre o asunto nas escolas e acabar um pouco com um preconseito tão bobo mais esta longe de darem importancia a esse asunto né.

  2. O tal do assédio discriminatório sempre ocorreu! A Bíblia já nos apresenta Caim, José e outros, sofrendo um tipo de bullyng por parte dos irmãos! Sempre, ou quase sempre, promovida pela inveja!
    Mas a coisa está saltando aos olhos nos últimos dias e há, sim, a necessidade de alguém promover uma campanha contra este tipo de comportamento!
    Parabéns a todos os envolvidos… Ouvi dizer que tem policiais que, estando fazendo palestras em horário que deveria estar na ativa tem, ainda assim, que cumprir o horário novamente! Será verdade? Será que precisa disto? É um papel preventivo que estes valorosos homens estão deempenhando, gente! Vamos repensar isto, por favor!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Don`t copy text!