www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Hospital do Câncer de Muriaé é contemplado pelo SUS a oferecer Laringe Eletrônica aos pacientes laringectomizados.

HCM não mediu esforços para disponibilizar gratuitamente Laringes Eletrônicas, após inserção do aparelho na tabela do SUS em janeiro de 2021.  O Hospital do Câncer de Muriaé da Fundação Cristiano Varella, alcançou um avanço significativo na história do SUS ao receber esta semana Laringes Eletrônicas, aparelho utilizado para favorecer a comunicação dos pacientes que passam por cirurgias e que precisam de reabilitação vocal.

Pacientes que apresentam câncer avançado em laringe ou região próxima podem ser submetidos à cirurgia de laringectomia total, na qual a laringe é retirada e, consequente, acontece a perda da voz.

Camila Almeida, Fonoaudióloga do HCM, explica que existem três métodos utilizados no processo de reabilitação da voz, sendo a Laringe Eletrônica um aparelho de fácil aprendizagem e permite que o paciente volte a falar a partir da produção de vibração do aparelho, que é transmitida através dos tecidos externos do pescoço ou bochecha.

O uso do aparelho gera uma vocalização robotizada, mas compreensível. E permite ao paciente voltar a se comunicar em uma conversa ou falando ao telefone, por exemplo, sem nenhuma dificuldade.

O equipamento é comercializado em média por R$ 2mil. No entanto, agora, o Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) conseguiu ser um dos primeiros hospitais a disponibilizar as Laringes Eletrônicas, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) esteve à frente da luta para a inserção do aparelho na tabela do SUS por anos e a aprovação foi conquistada em janeiro de 2021. Após essa conquista, o Hospital do Câncer de Muriaé não mediu esforços para conseguir disponibilizar aos pacientes as Laringes Eletrônicas, o mais rápido possível. Com muito trabalho e dedicação, elas agora estão disponíveis.

Ainda segundo a ACBG, anualmente são acometidos por câncer de laringe cerca de 7.350 cidadãos, sendo 6.360 homens e 990 mulheres. Portanto, a medida beneficiará centenas de pessoas para que possam voltar a se comunicar.

Fonte : Rádio Muriaé

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.