www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Ex-aluna do SENAR MINAS vira artesã e multiplica conhecimento em Lajinha.

Em 2004, Márcia Alves Araújo participou dos cursos de Confecção de Vestuário e Pintura em Tecido, oferecidos pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha, em parceria com o Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Os treinamentos despertaram nela a vontade de ampliar a renda com a venda de panos de prato e fraldas personalizadas. E, com o tempo, a qualidade do seu trabalho a levou além: hoje, ela treina mulheres do município.

As encomendas chegaram a Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, e os produtos também são comercializados de porta em porta em Lajinha. Os preços variam de R$ 20 a R$ 45. O ofício, que serviu primeiro como complemento da renda familiar, tornou-se fundamental quando a artesã ficou viúva. Márcia contou que o artesanato a ajudou a ocupar a mente e a cuidar financeiramente dos filhos pequenos.

Conhecida pela qualidade do trabalho, Márcia foi convidada pela Emater e pela Prefeitura para ministrar aulas de pintura em tecido em 2005 e 2006. A partir de 2007, continuou compartilhando o conhecimento que adquiriu com o SENAR MINAS. Atualmente, ela se dedica a aulas particulares e a oficinas de pintura em tecido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as atividades estão suspensas devido à pandemia.

Os 16 anos de experiência como artesã garantiram uma clientela fiel. E, na carreira de 15 anos como professora, Márcia já treinou cerca de 70 mulheres. Ela compartilha técnicas e paixão pelo artesanato a cada aula.

“Aprendi um pouco de costura com a minha mãe e me aperfeiçoei com o curso. De pintura em tecido eu não sabia nada, e me encantava a cada peça terminada. Sou muito grata por ter participado dos cursos do SENAR MINAS, com eles descobri uma forma de ganhar dinheiro, e encontrei uma profissão. Hoje tenho a honra e o prazer de repassar o que aprendi. Eu digo que o SENAR é uma benção, e todos devem conhecer e aproveitar tudo de bom que ele nos oferece” –  Márcia Alves Araújo, artesão e professora.

“Sou de Mutum e fiz aulas com a Márcia na casa dela. Uma excelente professora teve muita paciência em me ensinar. O que sei hoje devo a ela. E continuo fazendo as minhas pinturas em panos de prato, jogos de cozinha, jogos de toalha, e vendo na região. A pintura se tornou uma renda extra e amo o que faço.” Priscila de Souza Araújo, ex-aluna de Márcia.

“Fiz o curso com a Márcia em 2012 e a partir daí tomei gosto pelo artesanato. Atualmente trabalho com a pintura em fraldas” – Mariana Rodrigues, ex-aluna de Márcia.

“É gratificante ver produtores e trabalhadores inovando e buscando conhecimento para melhorar a qualidade de vida e a qualidade dos produtos. Apesar da economia do município está voltada para o cultivo do café, temos exemplos de sucesso em outros treinamentos”. – Micheline Almeida, mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.