www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Espaço Café é vitrine para produtores de cafés especiais em Divino.

O Espaço Café, em Divino, tem um ambiente reservado para cafeicultores a oportunidade de divulgar o seu produto, a história da família e a propriedade, por meio de fotos e textos. A cada semana, um produtor de café especial ocupa a cafeteria, que foi inaugurada durante o evento Mix Café, em 2020, dentro da agência do Sicoob.

O espaço é resultado da parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino com o Sicoob Credisudeste para valorizar o trabalho dos associados ao Sindicato e apresentar o café especial aos moradores do município, que podem conversar com o cafeicultor e provar o seu café, gratuitamente. A cafeteria também estimula a comercialização do café especial.

A iniciativa contempla os integrantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Divino e Orizânia e participantes dos cursos oferecidos pelo Sistema, como Classificação e Degustação, Torra, Comercialização de Cafés e outros ligados ao manejo na cafeicultura.

O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, visitou a cafeteria recentemente. “Temos contribuído para o desenvolvimento dos produtores, e o espaço é um incentivo para os cafeicultores que investem em qualidade, motiva quem tem interesse de produzir cafés especiais e oportuniza novos mercados”.

A produtora Letícia Ferreira já participou de diversos cursos e, atualmente, é atendida pelo Programa ATeG. Ela tem usufruído do espaço com o Café Cachoeira Alegre, produzido por ela e sua família. “Temos a chance de mostrar o nosso produto e nosso conhecimento para um grande público. Agradeço a todos pela oportunidade e pelo reconhecimento do nosso trabalho”

Segundo a gerente da agência onde fica a cafeteria, Giliane Peixoto de Matos, o espaço é uma demonstração de apoio aos produtores e ao desenvolvimento local. “O Sicoob valoriza esses cafeicultores que estão fazendo a diferença no município com empenho e dedicação na produção de cafés de qualidade”. A gerente também destacou que a cafeteria se tornou um ambiente de convivência e leveza para os frequentadores e colaboradores da agência.

A mobilizadora do Sindicato do Produtores Rurais de Divino, Viviane Cunha, comemora o sucesso da cafeteria. Para ela, é a vitrine dos melhores cafés do município. Viviane aponta ainda a transformação que o espaço tem proporcionado na maneira de preparar e consumir cafés em Divino. Um exemplo é a própria agência, que capacitou a funcionária responsável, Elizângela Martins, para preparar os cafés especiais de maneira correta. “Fiz o curso de Barista, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, e aprendi muito. Foi uma oportunidade única e coloco o conhecimento em prática na cafeteria”, contou Elizângela.

 

Informação: Senar Minas/Lilian Moura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.