www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhuaçu-Crianças do CAIC apresentam teatro sobre o dia da Conciência Negra.

Na sexta-feira, 22, a turma do segundo ano da escola CAIC realizou a apresentação de uma peça teatral sob a coordenação da professora Tânia Maria Marcial, com intuito de comemorar do Dia da Consciência Negra. A peça foi baseada no livro “Menina bonita do laço de fita”, da autora Ana Maria Machado. O teatro foi apresentado para toda a escola e para os pais das crianças.
A história relata sobre um coelho branquinho que se encantou por uma menina negra bonita do laço de fita. Ele ficou tão encantado que queria ser igual a ela. A mãe da menina bonita do laço de fita disse ao coelho que nós nos parecemos com nossos parentes, por fim, o coelho se casou com uma coelha negra e teve vários filhotes e com a mistura de cores cada filhote tinha uma cor diferente.
Durante uma semana a professora explorou o tema sobre a mistura de raças e o porquê comemora-se a semana da consciência negra. O projeto foi acompanhado pela diretora Vanessa Ferreira de Medeiros, que destacou – “Foi um projeto belíssimo e faremos outras atividades como esta”.
O Dia Nacional da Consciência Negra  é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro em 1549.


Aletheia Menks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.