Ícone do site Portal Carangola

Conheça os vencedores do Primeiro Plano 2021 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades – apresentou na noite deste sábado (11) as produções vencedoras da sua 20ª edição. Os jurados escolheram como melhor filme da Mostra Mercocidades “Portugal pequeno”, de Victor Quintanilha. O curta também venceu os prêmios de Melhor Concepção Fotográfica, e Melhor Interpretação, pela atuação de João Vitor Nascimento.

O Prêmio Incentivo Primeiro Plano, voltado a estudantes da Zona da Mata de Minas Gerais, ficou com Marina Polidoro, de “Meu Arado, Firmino”. Ela levou um incentivo financeiro – e apoio técnico – para produzir um novo curta, que irá abrir o Primeiro Plano 2022.

Jornalistas que quiserem fazer contato com ela, o telefone é o (28) 99926-9918.

Formato híbrido

Esta foi a segunda edição consecutiva do Primeiro Plano exibida de forma on-line, ainda em razão da pandemia de Covid-19. Apesar disso, algumas estreias de longas puderam ser assistidas de forma presencial, no Cinemais Alameda. As sessões tiveram público satisfatório, mas não chegaram a encher as salas de exibições, que é uma característica do Primeiro Plano. A organização do Luzes da Cidade, responsável pelo Festival, entende que o momento sanitário atual ainda é de muita cautela.

Ao mesmo tempo, as exibições on-line, através da plataforma InnSaei.tv, tiveram excelente presença. Ao longo da semana foram mais 3,8 mil exibições pelo stream.

Para 2022, um formato híbrido, intercalando oficinas, cursos e exibições, não está descartado e será avaliado pelo festival em momento oportuno.

Prazo ampliado
Quem não pôde acompanhar todas as produções exibidas durante o festival agora conta com mais uma oportunidade para maratonar os filmes. Toda a programação do Primeiro Plano ficará disponível na plataforma InnSaei.tv até as 23h59 deste domingo.

O festival Primeiro Plano é uma iniciativa do Luzes da Cidade, grupo de cinéfilos e produtores culturais de Juiz de Fora.

Conheça os premiados do Primeiro Plano 2021

Mostra Competitiva Mercocidades

Interpretação: João Vitor Nascimento, por Portugal Pequeno, e Carlos Cubério, por Papinha de goiaba Melhor Primeiro PlanoConstrução, de Leonardo da Rosa Menção Honrosa como Melhor DocumentárioEsmalte vermelho sangue, de Gabriela Altaf Júri JovemJamary, de Begê Muniz Voto do Público[O vazio que atravessa], de Fernando Moreira Mostra Competitiva Regional·        Incentivo Primeiro Plano: Que Meu Arado, Feminino, de Marina Polidoro Prêmio Luzes da CidadePercebo, de Isabela HelueyPrêmio José SetteBolha, de Gabriel Kern Voto do PúblicoO monstro do rio Paraibuna, de Leonardo Amorim e Felipe Fontenelle Assessoria de Imprensa:

Eduardo Valente – (32) 9 8852-9545

para Primeiro, Cco:webmaster

Melhor Primeiro Plano

Construção, de Leonardo da Rosa

Menção Honrosa como Melhor Documentário

Esmalte vermelho sangue, de Gabriela Altaf

 

Júri Jovem

Jamary, de Begê Muniz

 

Voto do Público

[O vazio que atravessa], de Fernando Moreira

Mostra Competitiva Regional

Prêmio Luzes da Cidade

Percebo, de Isabela Heluey

Prêmio José Sette

Bolha, de Gabriel Kern

 

Voto do Público

O monstro do rio Paraibuna, de Leonardo Amorim e Felipe Fontenelle

 

Assessoria de Imprensa:

Eduardo Valente – (32) 9 8852-9545

Sair da versão mobile