www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

CMDRS Manhuaçu realiza seminário sobre saneamento básico.

Lideranças do setor rural e representantes ligados às questões ambientais participaram de um seminário promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o CBH Manhuaçu – Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu.O tema do evento foi saneamento básico. O objetivo das lideranças das comunidades rurais é estar buscando meios para trabalhar a preservação ambiental, que aponta para um momento importantíssimo para o município.
A atividade aconteceu em parceria com o CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, com o propósito de discutir, de maneira ampla, o problema, multiplicar a consciência das famílias e fortalecer o trabalho preventivo em determinadas localidades.
A coordenadora do seminário, Isaura Pereira da Paixão,mobilizadora do SENAR e presidente do CBH Manhuaçu, explica que a iniciativa para realizar o evento surgiu da necessidade do próprio CMDRS, que tem aplicado sabedoria e criatividade no campo. Alunos do curso de agricultura pelo Pronatec, de Dom Correa, bem como alunos do Centro Educacional de Manhuaçu, participaram do seminário para conhecerem o Plano de Saneamento Básico e apontar as necessidades e demandas de Manhuaçu. De acordo com Isaura da Paixão, o projeto também está sendo trabalhadono Comitê da Bacia Hidrográfica será amplamente debatido na reunião que estará acontecendo no dia 23 de outubro, em Aimorés.  “Vamos discutir o assunto e ao ser licitado o Plano de Saneamento Básico para Manhuaçu a comunidade deverá participar. E, também faremos visitas em cada comunidade” – disseIsaura da Paixão.
A palestrante Tânia Duarte, que atua no CISAB – Consorcio Intermunicipal de Saneamento Básico da zona da Mata de Minas Gerais,em Viçosa, explicou como o Plano deve ser discutido, trabalhado e elaborado. Também destacou a importância da população se envolver nesse processo tão relevante para as pessoas de determinada comunidade.
O Prefeito Nailton Heringer participou do seminário e achou a atitude louvável por parte do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu e o CMDR sem ampliar a discussão sobre o Plano de Saneamento Básico.
Para Nailton Heringer, as lideranças rurais se organizando, torna-se fundamental para que a organização aconteça e todos possam olhar diferente para essa situação. “Cuidar do meio ambiente e dos resíduosnecessita de medidas eficazes. O município é grande, mas, através das discussões e a participação de toda a comunidade, muitas coisas podem acontecer” – afirma o prefeito.


Eduardo Satil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.