Whorkshop discutirá solução do problema de lixo na região de Carangola.

Nessa quinta feira, 11, ás 14h na sede da Câmara Municipal de Divino, haverá um encontro do Prefeitos dos Municipios de Tombos, Carangola, Pedra Dourada, Faria lemos, Divino e Fervedouro para discussão da formação do Consórcio do Lixo na região e Secretários de Meio Ambiente dos municipios. Esses municipios, foram os atingidos pelas obras no Mineorioduto Minas Rio. Outros municipios também serão convidados para a formação do consórcio.

Haverá a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente Dr. Jose Carlos Carvalho, do vice diretor do IEF Dr. Geraldo Fausto e a membros da Diretoria da Anglo, além de um Whorkshop da empresa Anglo, responsável pelo Minerioduto Minas Rio.

Todo esse trabalho faz parte de uma iniciativa apresentada anteriormente à Anglo e às Prefeituras da Região, pela Semads Carangola como medida compensatória ambiental, pelos danos causados ao meio ambiente com a construção do Minerioduto MINAS RIO. Para que, em parceria, possa ter a solução de um problema comum a todos. A Anglo se prontificou a estudar o assunto e agora reune a todos para a formalização do Consórcio.

É esperado a sensibilidade e a responsabilidade de todos os prefeitos para que se tenha continuidade a esse processo de solução do problema do lixo.

O trabalho tambem tem o apoio a UFV, SEDRU e a FEAM, contactada na semana passada na viagem de Francisco Cabral, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sutentavel de Carangola MG, a BH para buscar parcerias para a concretização de todo o processo de formação do consorcio, estudos e implementação de todo o Programa de Gerenciamento Integrado dos Resíduos e construção de Aterros Sanitários, estinguindo os problemas dos lixões.

Lideranças discutem propostas de criação de Consórcio Multitemáticos como solução e economia para os vários problemas comuns dos municípios

Um almoço realizado em Carangola, no dia 21, organizado pelo Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Carangola  Francisco Cabral, contou com a presença dos Prefeitos de Carangola Dr. Fernando Costa, de Faria Lemos Clerinho e de Divino Hans Heinish representando o Prefeito José Costa, além dos Presidentes das Câmaras de Carangola  Carlos Candinho e de Espera Feliz Luiz Carlos Marinete, do vereador Robinho. Kal Heinish representante da empresa ANGLO AMERICAN, da Secretaria de Educação Glaciene Lira, de Ação Social Ângela Magalhães, de Administração Izabel de Souza, do Controlador Interno Jaime, do procurador Dr. Claudemir, Sr. Mauro Carvalho da ADESPI, do Diretor de Obras Luiz Fernando, Marrinha Morando Diretora de Turismo e da Diretora  de Meio Ambiente Karine Antunes.

Francisco Cabral abriu o encontro explanando alguns trabalhos realizados pela SEMADS, destacando que a integração de ações e troca de experiências é fundamental para ampliação de novas conquistas. Segundo Francisco Cabral, “Para que isso aconteça a constituição de um Consórcio Intermunicipal Multitemático é de extrema importância, É a solução de vários problemas comuns a todos os municípios, além de economia substancial na solução desses problemas”.

A constituição do Consórcio Multitemático tratará dos vários temas comuns, de acordo com a necessidade de cada município e será uma grande ferramenta na conquista de programas e recursos. O Saneamento, Meio Ambiente, Saúde, Educação, Desenvolvimento Regional, Ação Social, Transporte, Tecnologia, Informática, Comunicação, Turismo e Esporte são alguns dos vários temas que podemos desenvolver programas e atividades conjuntas na busca de um desenvolvimento sustentável, destacou.

Lembrou ainda da declaração do Sr. Breno Figueiredo do Ministério da Integração Nacional, no encontro da Mesoregião, que toda a região perderá os recursos no próximo ano, pois a política do Ministério não contemplará programas se não for através de consórcios entre os municípios.

Kal Heinish confirmou a intenção da ANGLO AMERICAN desenvolver parcerias com os municípios da região, não somente aqueles que serão parte do eixo do minerioduto, mas os demais que queiram desenvolver programas em forma de consórcio nas áreas de saneamento, ação social e educação.

Os prefeitos Clerinho Terra e Fernando Costa declararam estarem dispostos em participar da construção dessa idéia. O prefeito José Costa, que estava representado por Hans Heinish que declarou que Divino estará pronto a apoiar a iniciativa.

Uma comissão de lideranças irá visitar os prefeitos e presidentes de Câmaras da Região no inicio de Janeiro e no dia 19 será realizado um Workshop pela Anglo American em Carangola, oportunidade que será formalizada a constituição do Consórcio Multitemático da Tríplice Fronteira do Caparaó – MG, RJ e ES.

Ofertas

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com