VI Forea discute questões ambientais em Manhumirim

Começou nesta quarta-feira 15, e vai até sexta-feira, 17 de junho, em Manhumirim, o VI Fórum Regional de Educação Ambiental (Forea). O evento tem o objetivo de apresentar as questões ambientais dos municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó e do Parque Estadual do Brigadeiro e discuti-los, na tentativa de resolução. O tema central do Fórum é “Caparaó/Brigadeiro: Eixo Regional de Conectividade Socioambiental”. Este ano, os eixos temáticos abordados são: “Uso e ocupação do solo urbano e rural” e “Perspectivas face à política nacional de resíduos sólidos”.

Diversas autoridades estiveram presentes na abertura, entre elas, o Sub Secretário de Estado de Meio Ambiente, Augusto Horta; o ex ministro e ex secretário de Estado, José Carlos Carvalho, Diretores da SEMAD, Funasa, Fundação Israel Pinheiro, IEF, Prefeitos, Vereadores, entre outros.

Na abertura, o prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes, destacou a importância do Fórum e da unidade dos municípios participantes. A secretária de educação, Marilene Leite, falou do esforço de todos da administração para proporcionar e oferecer todas as condições para o bom andamento do fórum. O secretário de Estado, Augusto Horta, lembrou das crianças, que dependem de ações efetivas agora, para que possam ter um lugar melhor para se viver no futuro. Augusto Horta deixou todo o apoio do governo do estado ao fórum.

O Forea é uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) por meio do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola, em parceria com a Prefeitura de Manhumirim, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Superintendência Regional de Ensino de Carangola, Organização Não Governamental (ONG) Ambiente Brasil Centro de Estudos, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental Zona da Mata e o Instituto Chico Mendes – Parque Nacional do Caparaó.

De acordo com um dos coordenadores do evento, o gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola, Renato Gomes, o Fórum tem o intuito de traçar as mudanças de atitude em relação ao meio ambiente, além de ampliar o potencial de desenvolvimento da região, sem comprometer as perspectivas das gerações futuras. “O Forea pretende repassar à sociedade informações para o fortalecimento do espírito de conservação e preservação ambiental necessários para o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelas instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do Estado de Minas Gerais”, afirma o gerente.

Homenagens

Várias pessoas foram homenageadas na abertura do VI Forea, entre elas:

José Carlos Carvalho, ex Ministro e ex Secretário de Estado de Meio Ambiente; Raph Silveira, diretor do Parque Municipal Sagüi da Serra de Manhumirim; Renato Gomes do IEF. Sendo homenageada também a Cooperativa Aguapé que mantém parceria com a prefeitura de Manhumrim na administração da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo e na coleta seletiva que o município está implantado.

Encontro de gestores

A novidade do Fórum nesta edição foi o evento paralelo “I Encontro de Gestores Municipais da Zona da Mata”, que irá reuniu vários prefeitos da região, secretários municipais de meio ambiente, vereadores e outras autoridades, com o objetivo de discutir as principais questões ambientais, que irão nortear a elaboração do documento final do evento. O encontro aconteceu no auditório da Justiça Eleitoral. Ficou decidido que haverá uma pós Forea com reuniões e discussões visando seguir articulando as questões ambientais dos municípios participantes.

Criação do Parque Estadual do Grumarim

Por sugestão do prefeito municipal de Manhumirim, Ronaldo Lopes, uma proposta ganhou forças no Forea com o I Encontro de Gestores Municipais, trata-se da criação do Parque Estadual do Grumarim, uma área vista pelos gestores como muito importante para a região conectando duas grandes unidades de conservação que são o Parque do Brigadeiro e o Parque Nacional do Caparaó, sendo uma área importante para o Bio corredor Caparaó Brigadeiro. Com uma área de 430 hectares, envolvendo os municípios de Luizburgo, Espera Feliz, Divino, Caparaó, Alto Caparaó, Alto Jequitibá e Manhumirim.

O Sub Secretário de Estado de Meio Ambiente, Augusto Horta, presente no I Encontro de Gestores, deu total apoio a proposta de criação do Parque Estadual do Grumarim, o que deixou o prefeito de Manhumirim e presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira, Ronaldo Lopes, bastante confiante.

Na programação do Forea, ainda estão incluídos: ciclo de palestras, mesas redondas, debates e oficinas com temas ambientais que seguem nesta quinta – feira. Amanhã, sexta – feira, 17, no último dia de evento, será elaborado o documento final, com representantes dos municípios e coordenação técnica do Fórum. Além disso, será definido o município sede do próximo Forea.

Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4496 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com