Trabalhadores da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo de Manhumirim Participam do 9º Festival Lixo e Cidadania em Belo Horizonte.

O 9º Festival Lixo e Cidadania reuniu catadores de materiais recicláveis, ambientalistas, gestores de políticas públicas e personalidades mundiais para uma extensa programação de palestras, debates, exposições e apresentações artísticas. O festival contou também com programação cultural, feira de produtos reciclados, oficinas e exposições.

Foram realizados seminários, debates, oficinas e apresentações teatrais de grupos formados por catadores de materiais recicláveis e, ainda, shows de artistas que orientam seus trabalhos pela ideia da reciclagem musical, apresentando estéticas, técnicas, conteúdos e intervenções diversas.

Exposição
A Exposição Reciclando Atitudes (de 16 a 19 de agosto) teve a proposta de demonstrar e explorar técnicas de materiais e transformá-los não apenas em arte, mas em objetos utilitários. A exposição teve a curadoria do artista Léo Piló e reuniu cinco outros artistas em torno do tema “Reciclando Atitudes” – Joanna Sanglard, Waldir Sergio, Alisson Brito, Oceano Cavalcante e Mauricio Melo.

Em um primeiro momento os artistas criaram grandes obras que fizeram parte da grande exposição coletiva. Em seguida, trabalharam, coletivamente, uma instalação que reuniu ideias e expressões no campo da cenografia, instalações e arte interativa. Paralelamente, realizou-se o Programa Educativo com visitas orientadas à exposição. Uma maneira menos formal de disseminar conteúdos relacionados à reciclagem, à mudança de hábitos de consumo e de reutilização de muitos dos materiais que são consumidos.

Nas palestras e debates foram abordados assuntos como sustentabilidade e economia solidária; oportunidades de negócios com resíduos de óleo vegetal; soluções tecnológicas para a geração de energia limpa; oportunidades de negócios com reciclagem de pneus usados; resíduos eletro-eletrônicos; e, pagamento por serviços ambientais para gestão de resíduos sólidos de serviço ambiental; além de políticas nacional e estadual de resíduos sólidos urbanos, com palestrantes ligados à área.

O Festival Lixo e Cidadania – Reciclando Atitudes é idealizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual de Meio Ambiente.          A iniciativa é uma realização em parceria com as entidades: Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Associação de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Representando Manhumirim estiveram:

Rosangela (Tica), presidente da cooperativa Aguapé, Dalva, Sr. José Verly e Dinéia. Trabalhadores da usina, que é administrada pela Cooperativa Aguapé, com a qual a prefeitura municipal de Manhumirim, mantém contrato remunerado, beneficiando 17 famílias.

José Weber Pereira, Secretário de Promoção Social de Manhumirim e grande incentivador da cooperativa, que tem total apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Manhumirim, cujo secretário é Edmilson de Oliveira, também esteve presente no Festival Lixo e Cidania.

A atual administração, tem olhando com carinho os trabalhadores da Usina. Recentemente, o prefeito Ronaldo Lopes, juntamente com os secretários, Edmilson (Meio Ambiente) e José Weber (Promoção Social), esteve fazendo a entrega de uniformes para o grupo, o que gerou grande satisfação. Como já foi citado, hoje, são 17 famílias que sobrevivem com os rendimentos da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, São Francisco Xavier, localizada no córrego Pirapetinga, zona Rural do Município.

Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim

Ofertas


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com