Tiro de Guerra de Carangola comemora o dia do soldado

Soldado brasileiro renova-se o 25 de agosto. Olhar voltado ao passado em reverência ao Soldado símbolo de nossa Pátria; reafirmação sempre presente do compromisso solene com o Brasil; testemunho, emocionado, do Juramento à Bandeira pelos jovens que são as sentinelas do futuro de nossa Nação.
CAXIAS legou-nos suas virtudes como referencial e sua vida como exemplo. Além de PATRONO, corporificou a alma do Exército, que segue viva em cada soldado vocacionado.
Após pacificar o MARANHÃO, SÃO PAULO, MINAS GERAIS e o RIO GRANDE DO SUL, desarmando os espíritos conturbados e tornando-se o cidadão da unidade nacional, legounos seu lema de conduta: “Que uma só vontade nos una! Maldição a quem ousar recordar-se de nossas dissensões passadas!”. Sua mensagem permanece atual.
Seus predicados de bravura somam-se à sua nobreza de caráter. De sua marcante personalidade transborda inabalável equilíbrio. No prolongamento do seu braço forte esteve sempre estendida a mão amiga.
CAXIAS foi Marechal-de-Exército e Senador do Império. Seus testemunhos de patriotismo, amor à legalidade e desambição pessoal são exemplos que todos podem copiar. Tal como em ltororó, sigam-no “os que forem brasileiros”!
Passo a passo, sob a inspiração do Cruzeiro do Sul, filhos deste solo têm escrito a História de autodeterminação de um povo e de construção de um grande destino. Irmanada, a gente brasileira orgulha-se por possuir soldados que protegem sua caminhada, garantem a lei para que haja ordem e progresso e têm CAXIAS como seu PATRONO.
No final de 1866, quando a GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA já havia ceifado milhares de vidas, CAXIAS, já na reserva, foi chamado para comandar as Forças Brasileiras, reorganizá-las e pôr fim àquele longo conflito. Para isso, cuidou do moral da tropa, dando-lhe alimento, fardamento, armamento e condições dignas para combater. Depois, cuidou da logística, da instrução e da prontidão das unidades. Por último, já como comandante das Forças Aliadas, remodelou as estratégias e táticas de combate. Aquele conflito apanhara o BRASIL despreparado para sua defesa. Naquela época, também, a identificação das ameaças passava despercebida para muitos brasileiros. Em decorrência disso, o preço que o País pagou foi muito alto.
O desenvolvimento do Brasil é inseparável do desenvolvimento de sua defesa. É esta quem fornece o indispensável escudo dissuasor para a solução pacífica das controvérsias. O Brasil, hoje, tem voz ativa nos mais elevados foros mundiais, sendo ouvido e respeitado. Para que assim continue, urge que a nossa Estratégia Nacional de Defesa seja implementada, e que haja condições adequadas de estrutura e preparo para manter nosso Exército em permanente estado de prontidão.
Marechal LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, o Brasil não negligenciará novamente a sua defesa! Soldado de CAXIAS, a sociedade brasileira confia em você. Ouse encarar o futuro para construí-lo agora!

General-de-Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

2 Comments on “Tiro de Guerra de Carangola comemora o dia do soldado”

  • Maria Luiza wrote on 4 setembro, 2009, 20:00

    Há muito que não visitava o Portal Carangola. Qual não foi minha surpresa ao chegar, hoje, até vocês e verificar que o novo visual está encantador. Parabéns. Melhorando sempre. Esperarei sempre por notícias novas e agradáveis sobre a cidade. Agradecimentos a toda equipe.

  • Beth Ribeiro wrote on 4 setembro, 2009, 9:23

    Bom dia.Passei para parabenizar pela nova “cara” do Portal Carangola.Bonito,dinâmico e cada vez mais informativo.Parabéns!

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com